Quer aumentar suas vendas? Entenda como o trade marketing pode te ajudar!

Melhorar o posicionamento das marcas nos pontos de vendas para conquistar a atenção dos clientes finais nem sempre é uma tarefa fácil, não é? Contudo, existem estratégias eficazes que podem ajudar a encarar esse desafio, como o trade marketing.

Ela consiste no mapeamento de ações que influenciam na decisão de compra do consumidor, alinhadas com as próprias necessidades dos fabricantes e distribuidores de produtos e serviços. Dessa forma, o trade marketing é capaz de gerar mais visibilidade para as marcas, aumentando as vendas.

Afinal, como o trade marketing pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio? Descubra a seguir!

Como o trade marketing ajuda a vender mais e melhor?

O trade marketing surgiu para otimizar a relação entre indústrias, varejistas e consumidores de qualquer ramo de atuação. Isso acontece por meio da união dessas empresas, que em vez de apenas empurrar os produtos para os pontos de vendas, elas tentam entender o que o mercado deseja.

Ou seja, passam a conhecer realmente o consumidor para oferecer aquilo que ele deseja e transforma sua ambição em estratégias comerciais efetivas. Assim, as ações de trade marketing possibilitam avaliar as melhores táticas para promover os seus produtos nos pontos de vendas, influenciando na decisão de compra.

Como exatamente isso funciona? Os fabricantes passam a conhecer mais os clientes finais e, assim, podem encontrar pontos de vendas estratégicos que permitem ampliar o seu faturamento. Outra vantagem é poder explorar adequadamente os seus produtos junto aos varejistas, gerando mais vendas para todos.

Isso é possível uma vez que o trade marketing permite solucionar problemas de percepção de valor. Ou seja, suas ações reforçam o que é vendido ao associar o produto aos seus diferenciais, destacando-os da concorrência. Além de aumentar a disponibilidade dos produtos no PDV.

Um dos maiores desafios dos varejistas é gerar mais visibilidade para as mercadorias e facilitar o acesso ao consumidor. O trade marketing potencializa a presença da marca no ponto de venda ao proporcionar uma apresentação mais harmoniosa e eficiente. E aí, pronto para começar?

Quais são as ações de trade marketing para potencializar suas vendas?

As ações de trade marketing podem ser utilizadas para promover quaisquer produtos nos pontos de vendas de empresas de diferentes segmentos. Entretanto, para que elas funcionem, devem ser moldadas de acordo com a realidade de cada negócio.

Então, aproveite as nossas dicas e lembre-se de traçar estratégias específicas para sua empresa.

Conheça profundamente o shopper

Antes de mais nada, as ações de trade marketing devem manter o foco no cliente. Por isso, é essencial conhecê-lo a fundo. Busque entender como ele se comporta no PDV, quais são os fatores que influenciam durante o processo de compra e o quanto costuma gastar, por exemplo.

Construa uma parceria com o canal de venda

O próximo passo é construir uma parceria sólida com os varejistas. Pois, essa operação só dará certo se todos estiverem alinhados. Então, mantenha uma comunicação transparente com os parceiros e também invista na capacitação dos promotores para gerar uma verdadeira experiência de compra.

Elabore um planograma

Outro ponto importante é o posicionamento do produto no ponto de venda e o planograma pode ser seu aliado nesse momento. A partir dele, você define um critério para a exposição, como tipo de produto ou tamanho, para dar mais visibilidade e garantir a agilidade na compra.

Invista em materiais de merchandising

Quando o assunto é o PDV, não da para ignorar a importância dos materiais de merchandising. Esses elementos de comunicação visual ajudam a destacar o produto, chamando a atenção do consumidor. Então, invista em stopper, adesivo de chão, wobbler, totens e mobile promocionais.

Como vimos, o ponto de venda tem uma grande importância para as empresas e sem uma boa estratégia de trade marketing fica difícil impactar e conquistar os consumidores. Esse é o melhor caminho para se diferenciar da concorrência sem precisar gastar toda a verba de marketing. Por isso, aproveite as nossas dicas, aplique a melhor estratégia para o seu negócio e boas vendas.

Se quiser aprender mais sobre outras estratégias para aumentar as suas vendas, então confira nosso post que ensina como definir uma boa estratégia de merchandising no PDV.

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