7 grandes tendências de comunicação visual para empresas

A comunicação visual para empresas é essencial para a construção de marca. Essa questão está ligada ao branding e ao posicionamento do negócio, o que ajuda a conquistar resultados melhores.

Com as mudanças de necessidades e possibilidades, também ocorrem modificações na maneira de se comunicar, e a empresa deve saber como se manter atualizada, ao mesmo tempo que não deve perder a própria identidade. Para tanto, é indispensável entender quais tendências se aplicam à estratégia do negócio.

Para descobrir quais são as melhores possibilidades, confira 7 tendências de comunicação visual para empresas e saiba o que promete fazer cada vez mais sucesso. Boa leitura!

1. Utilização de totens

Os totens são componentes muito interessantes da comunicação de um empreendimento. São estruturas simples de montar, de armazenar e indispensáveis para chamar a atenção das pessoas.

Além de possuir alturas e formados diferenciados, os totens servem, por exemplo, para apresentar ofertas ou para destacar uma ação sazonal, estando entre as grandes tendências de mercado por sua versatilidade.

No lado de dentro, os totens ajudam a orientar sobre a localização de itens ou chamar a atenção para certos produtos, mas também servem para feiras e eventos corporativos com stand, ajudando a destacar a marca. Quando bem utilizado, é fundamental para dar especial estrutura à comunicação da empresa.

2. Uso de materiais sustentáveis

A questão da sustentabilidade está entre as principais preocupações da sociedade. Trata-se de algo que se estende, também, à atuação dos negócios, que passam a se atentar à exploração adequada dos recursos naturais.

Entre as tendências de comunicação visual para empresas, o uso de materiais sustentáveis aparece de forma cada vez maior. Aqui, podemos citar como exemplo a escolha de papéis reciclados para catálogos e folders, bem como a utilização de matérias-primas diferenciadas para a produção de banners e pôsteres.

Para as estruturas totens, também é possível adotar o plástico no lugar no alumínio, já que é um material reciclável e resistente, deixando menos resíduos na natureza. Isso, por sua vez, acaba por se tornar um aspecto relevante para o branding, já que ajuda a marca a se posicionar como uma alternativa que reconhece as demandas da sociedade.

Além disso, é também é um jeito de aumentar a responsabilidade social e ambiental do negócio, sem abrir mão dos bons elementos de comunicação. Invista!

3. Substituição da lona

Por falar em sustentabilidade, existe uma tendência cada vez maior na substituição de materiais usados para divulgação. Nesse aspecto, a lona vem sendo substituída por tecidos como o poliéster para a criação de peças como painéis e banners de uso contínuo.

O principal motivo para essa substituição tem a ver com o acabamento. O tecido oferece um resultado muito mais bonito, preciso e equivalente ao projeto digital. Se o processo for realizado corretamente, a empresa ainda reduz os custos de impressão.

Para completar, essa troca ajuda a aumentar a durabilidade da peça. Ao contrário da lona, que perde o visual em pouco tempo, o tecido mantém a qualidade da imagem por mais tempo. Trata-se de uma solução que evita a necessidade de contratar uma nova impressão, ajudando a economizar a verba disponível e a manter o conceito de sustentabilidade.

4. Uso de ilustrações em campanhas

A proposta de storytelling ganha cada vez mais força. Principalmente para construir a imagem da marca, essa é uma alternativa bem versátil e que gera a conexão emocional certa com as pessoas.

Para melhorar a forma como as histórias são contadas, é possível utilizar ilustrações nas diversas campanhas. Esse é um elemento que suaviza a maior parte da mensagem e garante a atenção das pessoas.

Mais do que fotos ou vídeos “tradicionais”, o uso desse recurso tem ganhado força por desconstruir a mensagem corporativa engessada. Há, inclusive, diversas possibilidades, como a modelagem 3D e a adoção de animações para estabelecer o contato.

5. Adoção de novos recursos

Com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação, a abordagem visual da empresa também tem passado por transformações. Isso vem na forma de uma utilização cada vez maior de elementos de tecnologia ao longo da experiência de comunicação.

É o caso de painéis interativos ou digitais, que chamam muita atenção e despertam o interesse das pessoas. Os tablets também aparecem com uma frequência crescente nos estabelecimentos, permitindo um contato próximo do consumidor com a empresa.

Há, ainda, o uso de recursos que criam experiências únicas. A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) são dois bons exemplos para marcas que desejam se posicionar de um jeito diferente.

6. Novas tecnologias de impressão

Por falar nos avanços tecnológicos, não dá para ignorar o papel dessas atualizações no setor de impressão. Em primeiro lugar, isso dá origem a máquinas cada vez mais potentes e capazes de oferecer bons resultados com muita produtividade.

Para atender às necessidades mais específicas, novas técnicas têm sido aplicadas, como o uso de pigmentos especiais, bem como de etapas diferentes, que ajudam a criar materiais com excelente acabamento.

As impressoras também ficam cada vez mais inteligentes e conectadas, o que favorece a realização de projetos com dinamismo e eficiência, tornando-se mais uma ferramenta para explorar a comunicação visual de maneiras diferenciadas e criativas.

7. Personalização de elementos físicos

Com o objetivo de obter um excelente contato com o público-alvo, a personalização é um componente fundamental. No marketing digital, isso é muito bem explorado, por meio da segmentação e da automação de tarefas.

Do ponto de vista da comunicação visual para empresas, a tendência é que tal questão ganhe força, tornando os componentes físicos do negócio cada vez mais diferenciados e específicos para certos objetivos.

Os totens são bons exemplos, já que eles podem ser completamente personalizados, assim como os brindes customizados, embalagens e outros componentes. Tudo isso ajuda a fortalecer a identidade visual e leva à consolidação da marca, trazendo às empresas resultados ainda melhores.

Conhecer as tendências de comunicação visual para empresas é essencial para manter o negócio atualizado, uma vez que o uso de alternativas convenientes para os objetivos do empreendimento ajuda a performance das empresas junto a seus públicos.

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