Apresentação de produtos: 9 dicas para otimizar seu marketing

Com um cenário cada vez mais competitivo, no qual empresas e soluções surgem diariamente, é fundamental inovar nas ações para conquistar os clientes e impulsionar suas vendas. Para isso, muitos negócios estão investindo em estratégias de apresentação de produtos, aumentando as chances de sucesso em busca da conversão.

Usado para se destacar dos concorrentes e atrair com mais eficiência os clientes de uma empresa, o marketing de produto pode ser feito de diversas maneiras. De alterações na embalagem até a forma como os produtos são divulgados em diferentes canais de comunicação, sem dúvidas, alguma delas vai se encaixar no seu modelo de negócio.

Que tal, então, saber como otimizar a apresentação de produtos no seu negócio? Pensando em ajudar você nessa tarefa, listamos 10 dicas para potencializar as chances de sucesso das suas estratégias de marketing e, assim, melhorar o desempenho e a utilização dos recursos disponíveis. Continue a leitura para tirar suas dúvidas!

Qual é a importância de investir na apresentação de produtos?

Para quem quer alavancar as vendas dos produtos e fortalecer a imagem da sua marca dentro do segmento de atuação, é essencial encontrar maneiras criativas de adicionar um diferencial competitivo ao seu negócio. Uma forma é investindo em algumas dicas estratégicas para otimizar a apresentação de produtos.

As chances de os itens com a sua marca estampada se destacarem utilizando embalagens simples e apenas seguindo um padrão são muito menores, certo? Afinal, quando falamos em vendas, não é só a qualidade ou o preço do produto que contam, mas também a experiência e o valor transmitido para o consumidor.

Dessa forma, é inevitável que você invista em algumas técnicas que potencializem as suas chances de sucesso nas vendas. Uma das estratégias mais eficientes é, sem dúvidas, investir em algumas práticas para prender a atenção ou até mesmo aproximar o cliente daquele item. Criando esse fator extra, é possível que ele se interesse mais pela sua marca.

Portanto, além de ser uma maneira de criar um diferencial competitivo para o seu negócio, é uma forma de aproveitar os recursos disponíveis de modo mais inteligente, realmente gerando resultados positivos. A inovação pode acabar sendo um trunfo importante para superar alguns obstáculos, como a falta de tempo ou a forte concorrência.

Quais as 9 melhores práticas para otimizar a apresentação dos itens?

Agora que você já sabe como é importante levar em consideração a apresentação de produtos para conseguir aumentar as vendas do seu negócio e atrair mais clientes, que tal saber quais ações colocar em prática? Para isso, separamos 9 dicas que vão ajudar você a otimizar os resultados do seu negócio. Confira!

1. Embalagem mais atrativa

A primeira dica para inovar na apresentação do seu produto é investir numa embalagem diferenciada, capaz de chamar a atenção do consumidor no ponto de venda e aumentar as chances de consumo. Nesse sentido, você pode modificar os seguintes elementos:

  • cores;
  • tipografia;
  • logo;
  • tamanhos;
  • formato;
  • material utilizado.

É possível alterar mais de um elemento, renovando a identidade do seu produto com base em características mais atrativas para o seu consumidor. Além disso, aposte em embalagens de edição especial, pois elas despertam o sentimento de exclusividade em quem compra.

Um exemplo de renovação da identidade de um produto é o da Mostarda Berna, que alterou o design e informações em suas embalagens para melhorar sua atratividade no ponto de venda.

2. Ações no ponto de venda

Além da própria embalagem, o posicionamento do seu produto no ponto de venda impacta diretamente seus resultados. Itens dispostos na altura dos olhos dos consumidores são os primeiros a receber atenção, tendo maior chance de vendas.

Além disso, ilhas e pontas de gôndola também aumentam sua exposição e contato com os clientes. Essa estratégia pode ser adotada para impulsionar produtos em promoção e que precisam ser vendidos mais rapidamente.

Por fim, procure incluir banners e ações de degustação de produto — principalmente em caso de lançamento. Essas práticas causam curiosidade e incentivam a experimentação.

3. Promoção de produtos de forma física

Outro modo inteligente de exposição dos produtos é por meio de materiais gráficos, como catálogos, flyers e folders. Esse tipo de divulgação tem um custo menor que outras ações de marketing e é mais flexível, o que permite a personalização de cada material.

Esses itens também podem ser usados em eventos de que a empresa participa, na forma de material de apoio em estabelecimentos parceiros, possibilitando a divulgação da marca e de seus produtos em mais locais. ​

4. Uso do meio online

O uso da internet para apresentação de produtos e até mesmo para as vendas é uma realidade que todas as empresas precisam explorar. Mais de um quarto da população brasileira já realiza compras online, e esse mercado só tende a crescer.

Seja com um e-commerce, catálogo online ou apenas presença em redes sociais, é essencial usar esse meio para ganhar reconhecimento de marca, apresentando seus produtos, benefícios e vantagens. Além disso, esse é um ótimo canal para solucionar dúvidas e interagir com o público, melhorando o relacionamento com seus clientes.

5. Aposte em recursos interativos

Mais que elaborar uma apresentação unilateral, é interessante pensar em meios de obter maior interatividade. Fazer com que as pessoas se envolvam com as suas ofertas desde o começo melhora a experiência de compra e aumenta as chances de conversão.

Para tanto, uma possibilidade é utilizar um tablet em exposição na loja ou estande. De saída, esse recurso já estimula a interação dos potenciais clientes, que devem selecionar o que desejam acessar.

Além disso, essa é uma oportunidade de adotar estratégias chamativas, como incluir vídeos de demonstração dos produtos ou até depoimentos de outros clientes satisfeitos. Em vez de ficar com uma apresentação engessada, o indivíduo escolhe o que deseja conhecer sobre a oferta.

Esse recurso deve receber atenção especial e ser apresentado como um diferencial. Não basta deixar o eletrônico de lado e esperar que as pessoas se interessem em usá-lo. É essencial dar o destaque necessário para que os potenciais consumidores entendam os benefícios da nova alternativa.

6. Use os vídeos a seu favor

Se uma imagem fala mais que mil palavras, um vídeo pode valer por um discurso inteiro. Essa é uma ótima alternativa para a sua atuação online, já que esses elementos atraem o interesse crescente dos usuários.

Uma dica: elabore vídeos interativos, para que as pessoas se tornem protagonistas daquilo a que estão assistindo, melhorando o relacionamento entre marca e cliente. É possível, por exemplo, criar uma playlist personalizada com os vídeos certos para cada grupo de consumidores ou para cada tipo de produto.

Também dá para fazer anotações e links nos vídeos em momentos específicos. Dependendo do comportamento do espectador, ele é direcionado para uma rota diferente. De certo modo, é algo que estimula até mesmo a personalização, tornando a apresentação de produtos muito envolvente.

Com os resultados, você entenderá melhor o comportamento de quem compra e poderá definir quais são os conteúdos que chamam mais atenção, quais são as páginas de saída com maior conversão e assim por diante. Os dados, então, devem ser aplicados a otimizações contínuas.

7. Explore o potencial da gamificação

A gamificação nada mais é do que um conjunto de ações que utilizam a mecânica típica dos jogos. Trata-se de um recurso que está em pleno crescimento e que serve para obter engajamento e bons resultados. Por causa disso, pode ser aplicada com sucesso à apresentação das ofertas.

O ideal é definir o comportamento desejado e criar recompensas a partir dessas ações. Uma possibilidade bastante utilizada é a conversão de compras em pontos. Depois, esses valores podem ser usados para obter descontos ou brindes, o que ajuda a estimular a tomada de ação por parte do consumidor.

Nesse caso, para garantir o bom desempenho, é preciso desenhar o processo de forma completa. Aproveite e use recursos diferenciados e atrativos e não se esqueça de acompanhar os resultados. Acima de tudo, lembre-se de que a etapa deve envolver interatividade e entretenimento — então, considere isso para tomar decisões acertadas.

8. Criação de vitrines e ilhas

Em alguns casos de produtos que precisam de um melhor desempenho nas vendas, é possível utilizar vitrines e ilhas que criem uma atmosfera propícia para cativar a atenção de quem entra na loja. Por não ser tão comum, uma ilha que destaca determinado produto pode ser extremamente eficiente para que mais gente se direcione para o item exposto.

Outra opção é investir em vitrines voltadas para a divulgação de um único produto, fazendo com que ele se destaque na fachada da sua loja e já consiga atrair um maior número de olhares. Uma decoração especial na vitrine ou mesmo manequins que não sigam os padrões mais comuns podem ser um diferencial.

9. Uso da iluminação

Ao entrar em uma loja, o cliente está dentro do seu ambiente, e você precisa garantir que ele receba o incentivo necessário para finalizar a transação. Como fazer isso sem a necessidade de grandes recursos ou mudanças estruturais? Indicando o caminho por meio da iluminação do interior da loja.

Todas essas estratégias exigem dedicação e planejamento, além de conhecimento sobre as melhores práticas para usufruir de seus benefícios. Portanto, para garantir sua aplicação adequada, é indicado buscar empresas parceiras especializadas no assunto, como agências e consultorias de mídia, trade marketing e design de produto em geral.

Agora que você já sabe como potencializar os seus resultados ao investir em algumas técnicas de apresentação de produtos, que tal espalhar este conteúdo para outras pessoas que podem se beneficiar dessa estratégia? Compartilhe-o em suas redes sociais e garanta que outros profissionais também possam aproveitar essas dicas!

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