Confira quais informações devem constar num catálogo de produtos

Pensando em investir nas peças de marketing da sua empresa? O catálogo de produtos é um item promocional que traz ótimos resultados para os negócios. Nele é possível encontrar as principais ofertas de uma loja, bem como a descrição dos produtos e o preço deles. Por isso, esse material é muito importante na decisão de compra.

O catálogo permite que o cliente navegue pelos seus produtos sem a ajuda de um vendedor e leve para casa uma amostra do que a sua empresa faz de melhor. Quer aprender como fazer um catálogo de produtos para a sua empresa e quais informações não podem faltar nele? Continue a leitura para descobrir!

Descrição dos produtos

Um catálogo de produtos só é completo quando passa as principais informações sobre um item para o cliente. Dados como o nome do produto, as cores nas quais ele é produzido, o tamanho e as dimensões são importantes para que o cliente decida-se pela compra. Antes de começar a montar o seu catálogo, faça um checklist com os dados de produtos que deverá coletar para produzir essa peça promocional.

Imagens profissionais

As imagens dos produtos são muito importantes para promover e destacar a qualidade deles, especialmente em materiais impressos. Por isso, nada de usar as mesmas fotografias que envia por Whatsapp para os seus fornecedores. Ao montar um catálogo de produto, procure um fotógrafo profissional para captar as imagens.

Se não puder incluir o trabalho de um fotógrafo no orçamento e quiser melhorar as suas fotos, certifique-se dessas três coisas:

  • tire as fotos em um local bem iluminado, com luz direta e que destaque os itens promovidos;
  • utilize uma câmera de boa qualidade e só faça fotos do celular em último caso;
  • aposte em um fundo neutro com uma única cor. Será mais fácil editar as imagens para incluí-las no seu catálogo com esse cuidado.

Seções de destaque

Alguns dos seus produtos merecem mais destaque que os outros: seja porque eles trazem mais lucro sobre o item vendido ou porque foram desenvolvidos do zero pela sua marca. Por isso, lembre-se de utilizar seções de destaque no seu catálogo de produtos. Elas chamarão uma atenção especial para os itens que mais deseja promover.

Informações bem diagramadas

Nada pode prejudicar mais o desempenho do seu catálogo de produtos do que informações mal diagramadas. Contar com um designer profissional ou uma agência especializada para ajudá-lo a distribuir bem as informações de produto tornará a leitura do material mais confortável.

Algumas dicas farão com que diagramar o seu catálogo seja mais fácil:

  • utilize margens para organizar a informação;
  • deixe espaços em branco entre os blocos de texto para proporcionar conforto visual;
  • utilize cores para acentuar informações mais importantes;
  • destaque preço, tamanho e qualquer outro dado que influencie na tomada de decisão;
  • confira toda a diagramação do material para evitar erros.

Qualidade de imagem/impressão

Quer o seu catálogo seja feito para ser distribuído digitalmente ou impresso ele precisa ser de qualidade. Salvar o arquivo com imagens em alta resolução, disponibilizar um download leve e rápido e até escolher um tipo de papel em detrimento do outro são algumas das maneiras de garantir que isso aconteça.

Se o catálogo é uma vitrine para os seus produtos, ele deve mostrá-los em sua melhor forma. Por isso, faça provas de impressão e, se optar pelo catálogo digital, certifique-se de que enviará uma versão em alta qualidade do conteúdo. Será mais fácil conquistar clientes e promover os seus produtos tomando esses cuidados.

Cada projeto de catálogo de produtos é diferente do outro. Por isso, esse é um dos materiais promocionais mais dinâmicos em que você pode investir. Faça um bom planejamento do material e aposte na criatividade para conseguir os melhores resultados.

Não se esqueça: se estiver com dificuldades para montar um catálogo de produtos por conta própria, entre em contato com uma agência de marketing e de publicidade especializada na produção desses materiais. A equipe poderá ajudá-lo a criar um material de alta performance.

Gostou de aprender mais sobre o catálogo de produtos e descobrir quais informações devem constar nele? Siga a Digipaper nas redes sociais e acompanhe todos os nossos conteúdos. Confira nossos perfis no Facebook e LinkedIn!

Saiba como atrair clientes para o seu negócio em Campinas