O marketing em eventos é uma poderosa ferramenta para qualquer empresa! Os resultados podem durar muito tempo, mas para isso é preciso acertar nas ações.
Atualmente, o marketing em eventos é uma excelente alternativa para auxiliar no crescimento de uma empresa e alavancar as vendas. Isso porque se trata de um encontro de pessoas com grande potencial para se tornarem clientes.
Além disso, a prática ajuda muito a aumentar o alcance da marca e melhorar a imagem da organização. Contudo, para obter esses resultados é preciso ter ações de marketing efetivas, saber o que fazer e como fazer.
Nesse contexto, a participação em eventos se tornou uma forma de as empresas se consolidarem no mercado, fortalecerem a relação com seus clientes e construírem novos relacionamentos.
Pensando nisso é que criamos este artigo. Nele vamos mostrar a real importância dos eventos e ainda as 8 melhores ações para você superar as metas da sua organização. Confira!
Qual é a importância do marketing em eventos?
Antes de entrarmos nas ações efetivas, precisamos entender melhor o sentido de trabalhar as estratégias de marketing em eventos corporativos. Um bom trabalho de marketing pode fazer toda a diferença no seu negócio! Por isso, separamos em tópicos para que fique claro.
Promoção da marca
O primeiro ponto que podemos destacar é, claro, a promoção da marca. Um evento é um grande acontecimento, algo que foi planejado para que os visitantes se lembrem por muitos anos daqueles momentos vividos.
Quem não se lembra de um grande evento que visitou? Certamente você tem boas lembranças e as marcas que ali trabalharam entraram também nessa experiência.
Quando uma empresa se propõe a organizar um evento ela deseja oferecer experiências agradáveis aos visitantes, uma entrega rica de conhecimento, novas oportunidades. Nesse contexto a marca é promovida de uma forma grandiosa e pode conquistar clientes fieis por muitos e muitos anos.
Atração de novos clientes
O segundo ponto da nossa lista de importância é que o marketing em eventos pode trazer um ótimo número de novos clientes para a empresa.
A escolha do público deve ser feita com muito cuidado, mas é claro que nem todos os presentes (principalmente em grandes eventos) já são clientes da empresa. Isso abre oportunidades para gerar novos negócios.
No evento existem diversos momentos de você mostrar os motivos pelos quais a sua marca é a mais indicada para ser escolhida pelo público.
Vale lembrar que esses novos clientes podem permanecer com a empresa por muito tempo.
Alinhamento organizacional
Não podemos nos esquecer de que um evento é uma ótima oportunidade para trabalhar a organização de toda a sua equipe.
Um bom evento é feito com uma equipe engajada, comprometida e unida. Esse é o momento ideal para trabalhar o alinhamento organizacional, mostrar para os colaboradores a importância de cada um no conjunto e que o papel de todos é fundamental para o sucesso da organização.
Formação de uma comunidade em torno da marca
Por fim, mas com certeza não menos importante, fica a comunidade que pode ser formada.
Marcas de sucesso carregam uma legião de fãs, seguidores fieis que se comprometem em defender a marca e até mesmo atrair novos clientes para a empresa.
Existem muitas ações (e vamos falar delas no próximo tópico deste conteúdo) que ajudam a tornar os visitantes verdadeiros fãs. Isso ajuda muito na reputação da marca e também na solidez dela no mercado!
Quais são as ações para ter sucesso no marketing em eventos?
Agora que você já conheceu os principais motivos de investir no marketing em eventos, vejamos como fazer isso. Para isso, separamos as 8 dicas que julgamos ser as principais.
1. Invista no marketing experiencial
As escolhas do público se dão, muitas vezes, por fatores emocionais. Assim, o marketing experiencial, marketing de engajamento ou live marketing é uma forma de divulgar os produtos.
Com ele, a organização proporciona uma experiência para os interessados por meio dos cinco sentidos (visão, olfato, paladar, tato e audição), dos sentimentos e das emoções, do envolvimento mental, da alteração comportamental e da identificação com um grupo a qual o público pertence ou pretende fazer parte.
A ideia é interagir com os indivíduos, proporcionar diálogo entre marcas e pessoas, bem como promover o engajamento. Um exemplo são as latinhas de refrigerante com os nomes das pessoas. Isso acaba aproximando o público-alvo do produto, por associar a marca a uma experiência positiva.
2. Tenha uma identidade visual objetiva
Em eventos, as empresas precisam abordar as pessoas para que elas descubram o que a marca tem a oferecer. Por isso, é importante focar na identidade visual, tanto dos profissionais que participarão como dos materiais que serão distribuídos ao longo do evento. Isso é fundamental para que os visitantes identifiquem rapidamente do que se trata a empresa.
Além disso, é recomendável criar, sempre que possível, materiais gráficos exclusivos para o evento. Pois, assim como demonstrará profissionalismo por parte da organização, também contribui para despertar o interesse das pessoas.
3. Utilize os 4 Ps do marketing
O mix de marketing ou 4Ps do marketing envolve a análise do produto, do preço, da praça e da promoção. O conceito é muito utilizado no planejamento de marketing de empresas, por isso, também pode ser uma boa alternativa a ser colocada em prática nos eventos.
Ao planejar o evento, a organização deve pensar em todos os detalhes para cativar os consumidores.
Dessa maneira, é preciso pensar sobre o público que a empresa quer atingir, conhecer o comportamento dessas pessoas, observar o local mais adequado dentro do evento e se preparar com ações de marketing e materiais voltados para a promoção do produto a ser oferecido.
4. Aposte na tecnologia
Atualmente, a tecnologia ganhou a atenção das pessoas e tomou conta da nossa realidade. Sem ela, não poderíamos fazer diversas coisas. Por isso, utilizar a tecnologia em feiras e eventos pode ser um diferencial, pois mostra aos participantes que a empresa está conectada e atualizada.
A tecnologia pode, até mesmo, ser um complemento ao marketing experiencial. A utilização de totens interativos, aplicativos em telas e softwares atraem o consumidor e fazem com que ele se sinta parte do projeto.
As pesquisas de opinião, por exemplo, podem ser feitas por meio de jogos e redes sociais. No entanto, é importante ter sempre uma equipe antenada e que possa solucionar problemas, caso aconteçam.
5. Distribua brindes e prêmios
Por mais que o oferecimento de brindes e prêmios seja uma forma consagrada de usar o marketing em eventos, trata-se de uma modalidade sempre válida. As pessoas, de fato, apreciam receber mimos. Entretanto, para não cair na mesmice, é crucial usar a criatividade.
Uma dica que funciona bem é ter vários brindes e dar para as pessoas o poder de escolher aquele com o qual elas mais se identificam. Isso aumenta os níveis de satisfação do público e demonstra que a sua empresa está preocupada com o bem-estar dos clientes.
Outro exemplo é o uso de brindes educativos, como aqueles que trazem cases de sucesso de indivíduos que compraram os produtos da empresa e tiveram uma experiência positiva com a marca.
6. Organize o stand de apresentação
O stand é o espaço que a organização tem disponível para expor seus produtos ou serviços, mas, também, é onde as negociações acontecem. Dessa forma, ele deve ser organizado, limpo, atrativo e agradável para que as pessoas sintam vontade de saber mais sobre a sua empresa.
Aposte na valorização do local, na utilização de sofás e puffs para acomodar os consumidores, assim como na decoração. Caso seja possível negociar com os responsáveis pelo evento, procure o local mais adequado para montar seu stand e apresentar a marca ao público.
7. Aposte em uma equipe preparada
Além de preparar os detalhes de divulgação e organização, uma das ações de marketing em eventos bastante efetiva é o cuidado com a equipe que apresentará a sua empresa.
Os profissionais devem estar preparados para dar as informações necessárias e, inclusive, palestrarem sobre os assuntos dos eventos. Isso traz credibilidade para a marca e faz com que as pessoas a conheçam.
A equipe escolhida para participar do processo também deve estar em harmonia com o tipo de evento. Naqueles mais descontraídos e divertidos, por exemplo, os profissionais espontâneos e de personalidade leve são ideais para alcançar o sucesso.
8. Divulgue sua participação
É interessante traçar uma estratégia para a divulgação da participação da empresa em eventos. Com isso, o marketing realizado “antes” é tão importante quanto o “durante” e o “após”, pois convida as pessoas a conhecerem a marca.
As redes sociais, por exemplo, são ferramentas que auxiliam nesse processo. Elas atingem um grande número de pessoas, inclusive de forma imediata. O e-mail marketing para uma lista de contatos específica também é uma excelente opção para atrair a atenção dos interessados e colaborar com a divulgação.
Portanto, como vimos ao longo deste conteúdo, com um planejamento adequado e ações de marketing efetivas, sua empresa pode se destacar em eventos e aumentar o alcance da marca. O marketing em eventos é essencial para qualquer tipo de organização, em qualquer ramo de negócio.
Para alcançar os resultados desejados é necessário que você tenha bastante atenção às dicas que fornecemos e que tenha um planejamento bem correto e controlado. Afinal, você quer que os visitantes se lembrem do seu evento por muitos anos, correto?
Agora, se você quer ter uma ajuda para garantir o sucesso no marketing em eventos, entre em contato com nossa equipe. Vamos ajudar a transformar suas ideias em realidades!