Campanhas de marketing: o que fazer quando os prazos estão apertados?

Uma campanha de marketing é um processo estratégico, pois são várias as etapas que precisam ser muito bem pensadas e executadas para se conectarem de forma eficiente. Essa necessidade reforça a importância de haver um planejamento sobre todas as atividades que serão realizadas, evitando atrasos e, caso eles aconteçam, ter mais condições de cumprir prazos apertados.

Abaixo, listamos uma série de dicas para criar uma campanha de marketing com processos otimizados e cumprir prazos, mesmo quando eles não são os melhores possíveis. Confira conosco!

Contratar profissionais

O conhecimento é fundamental em uma campanha de marketing, porém ele leva tempo para ser adquirido. Portanto, é preciso encontrar alternativas que diminuam esse período e agreguem a instrução necessária. Uma delas é contar com o apoio de profissionais especializados, afinal, eles reúnem a experiência técnica e prática necessária, favorecendo o alcance de resultados melhores em um período menor.

Considerando isso, fica fácil perceber que essa contratação não é um gasto e, sim, um investimento capaz de aprimorar a realização da estratégia e tornar a sua empresa mais apta a cumprir prazos.

Diversificar as mídias

Diversificar mídias, além de ter grande importância estratégica, ajuda a fragmentar a ação de forma sistemática. Ao realizar pequenos passos e depois encaixá-los, se obtém tempo e capacidade produtiva.

Se o foco for somente em uma determinada mídia, o esforço será muito maior, incluindo a questão temporal e financeira, engessando a realização das atividades e tendo chances menores de atender os prazos e obter os resultados desejados com a campanha.

Cogitar parcerias

As parcerias são importantes em qualquer área de atuação. Na vida corporativa, fica muito mais difícil atingir bons resultados sem contar com apoio de outras pessoas e empresas. Mas para que a colaboração funcione, será preciso fazer dois mapeamentos: interno e externo. O primeiro permitirá a você conhecer seus pontos fracos e fortes, entendendo assim, o tipo de parceiro que será preciso buscar no mercado.

Já o mapeamento externo possibilitará encontrar aqueles que tenham perfis adequados para auxiliar no que você precisa. Aqui também é necessário compreender como a sua empresa contribuirá com esse novo colaborador, pois essa é uma relação que deve ser vantajosa para as duas partes envolvidas, além de entregar resultados melhores para os clientes.

Negociar com fornecedores

Fornecedores não podem ser vistos como meros prestadores de serviços e, sim, como parceiros estratégicos. Essa simples mudança de visão trará mais conectividade ao trabalho e permitirá uma relação melhor. Ao construir esse tipo de cenário, o fornecedor entenderá o seu negócio, realidade que trará uma margem melhor para negociação, tanto de valores quanto de prazos.

Quando há um simples fornecimento, a tendência é que haja uma entrega padrão. Já no caso de relações como as descritas acima, o fornecedor entende melhor as suas necessidades e passa a contribuir para o cumprimento delas de maneira mais propícia.

Investir no digital

O digital é mais do que uma alternativa, é peça essencial em uma campanha de marketing de sucesso. Um dos segredos para isso é capacidade de obter grande alcance em pouco tempo.

Com ferramentas cada vez mais intuitivas, isso pode ser feito rapidamente, tornando-o ideal para todos os momentos, inclusive aqueles onde o prazo está mais apertado. Outra vantagem encontrada é a possibilidade de mesclar diversas mídias sociais, por exemplo, afinal isso possibilita que os prazos reduzidos não afetem a capacidade de criar uma campanha de sucesso.

Usar bases prontas

Se a sua empresa já criou outra campanha na mesma linha da que será feita, utilize-a como base. Mesmo se ela for diferente, sempre é possível reaproveitar alguma coisa.

Essa ação terá um impacto muito significativo no uso inteligente do tempo e em maior produtividade, permitindo que se faça mais com menos, medida fundamental para gerenciar o tempo. Inclusive, já que a otimização é muito importante em qualquer tipo de processo, usar bases prontas é válido sempre e não só em casos de urgência.

Engajar a equipe

Prazos apertados tornam aquela campanha uma prioridade, mas essa visão precisa ser passada para o seu time a fim de que todos fiquem engajados no cumprimento do objetivo. Com todos focados, há qualidade e chances melhores de atender ao prazo apertado.

Outra etapa importante aqui é dividir as tarefas em partes e determinar as pessoas que realizarão cada uma delas. O ideal é que essa divisão leve em conta determinadas habilidades-chave, escolhendo as pessoas mais adequadas para realizá-las em um tempo curto e sem perda de qualidade.

Otimizar processos

A otimização de processos representa uma mudança na cultura da empresa e deve ser aplicada diariamente. Quem trabalhar isso terá menos dificuldade na hora de cumprir prazos, inclusive aqueles mais enxutos.

Alguns passos são necessários para que essa potencialização aconteça. Veja quais são:

  • mapeamento interno;
  • listagem de tarefas prioritárias;
  • uso inteligente de recursos;
  • aquisição de ferramentas de marketing;
  • reuniões frequentes.

Considerando todos esses pontos, o mapeamento interno ajudará a visualizar como a sua empresa está no momento. A listagem de tarefas prioritárias indicará o que realmente importa e o uso inteligente de recursos evitará perda de tempo e dinheiro.

Na sequência, o investimento em ferramentas de marketing trará um grande ganho para acelerar a criação de campanhas e as reuniões frequentes ajudarão a fazer ajustes pontuais e também na manutenção do cronograma.

Acompanhar resultados

As reuniões frequentes mencionadas acima ajudam a realizar uma atividade extremamente necessária na hora de cumprir prazos: o acompanhamento dos resultados. Outra forma bastante interessante, cuja presença é fundamental em qualquer plano de ação, é o uso de métricas. Somente com elas, será possível avaliar de forma precisa os resultados obtidos.

Campanha de marketing e achismo são coisas que não combinam, por isso, essa medida é válida, assim como todas as outras apresentadas, possibilitando a criação de um bom projeto mesmo em um curto espaço de tempo. Ao se estruturar melhor, nenhum prazo assustará, pois a base necessária para a criação de qualquer estratégia já estará presente na sua rotina de trabalho.

Imagina encontrar diversos materiais ricos sobre marketing digital em um lugar só e sem custo nenhum? Pensando nisso, a Digipaper criou uma página especial para que você consulte-os quando quiser. Aproveite!

6 ações diferenciadas de endomarketing e valorização dos funcionários
Saiba o que são stakeholders e como mapeá-los no seu negócio

Deixe uma resposta