Alinhar marketing e vendas: quais resultados esperar do vendarketing?

Se você analisar bem, verá que no fim das contas os setores de marketing e vendas têm os mesmos objetivos: o bom desempenho e a lucratividade da empresa (em diversos aspectos). Porém, o caminho percorrido muitas vezes é bem diferente.

Já pensou então se as organizações conseguissem alinhar marketing e vendas? Há algum tempo percebemos no mercado um movimento de integração e a essa estratégia dá-se o nome de vendarketing.  Na prática, trata-se da união de esforços, competências e ações em torno de um objetivo em compartilhado.

Por isso, preparamos este artigo para que você entenda quais os principais benefícios do vendarketing. Boa leitura!

Aproximando os departamentos

Ao alinhar marketing e vendas as organizações só têm a ganhar, tanto no que diz respeito ao ambiente de trabalho quanto aos resultados no caixa.

Neste sentido, o primeiro e mais importante passo é aproximar as equipes e dar aos colaboradores meios de conduzir bem o trabalho em conjunto. As três ações abaixo são pilares do vendarketing e você verá como executá-los.

Promova a interação entre as equipes

As equipes precisam conversar. Precisam ter troca de informações, alinhamento de ideias e plena consciência da importância de cada um no todo. O diálogo é vital para o bom funcionamento das estratégias que envolvem o vendarketing.

Por isso, promova reuniões de trabalho, momentos de convivência, tenha um software de integração e de armazenamento coletivo de dados e documentos. Assim, todos terão acesso às mesmas bases, saberão de todo o processo e, como se diz popularmente, falarão a mesma língua.

Crie um SLA

SLA é a sigla para service level agreement, em português: acordo de nível de serviço. Trata-se de um documento em que todas as informações, perspectivas, tarefas, metas e responsáveis são definidos. Ele serve como guia de atuação e tem de ser do conhecimento de todos os envolvidos.

Assim o serviço flui melhor e não há desgastes desnecessários. Em um bom SLA é indispensável constar:

  • definição de metas;
  • prazos;
  • responsável por cada tarefa;
  • recursos disponíveis;
  • funções específicas.

Mensure as ações das equipes

Para cada ação realizada, toda estratégia desenvolvida deve apresentar resultados. É fundamental tanto para a motivação dos funcionários quanto para o aperfeiçoamento do trabalho.

Isso mostra as potencialidades da equipe como um todo e também como os integrantes podem colaborar para o melhoramento dos processos. De forma complementar, demonstra a eficácia do trabalho em conjunto, em contraposição a atuações conflitantes.

Colhendo os frutos após alinhar marketing e vendas

Você já viu os passos básicos para implementar o vendarketing na empresa, mas quais os principais benefícios? Veja:

  • alinhamento de metas: as equipes focam em um objetivo em comum, somam esforços para o cumprimento das mesmas metas;
  • ROI mais claro e mensurável: visto que a mensuração de resultados se torna mais palpável, entender e quantificar o ROI também se torna mais acessível;
  • conhecimento dos resultados das ações de marketing para vendas: as ações acontecem de forma conectada e não aleatória, então é possível entender o impacto que cada ação de marketing gerou (ou não) no campo das vendas;
  • melhora do relacionamento: as equipes passam a dialogar com mais fluidez e desenvolvem empatia uns pelos outros.

Viu só como alinhar marketing e vendas impulsiona o crescimento dos negócios, melhora o clima organizacional e ainda aperfeiçoa processos? Comece o quanto antes e colha também os frutos.

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