O marketing é uma das disciplinas mais importantes para as empresas, mas também aquela na qual elas enfrentam mais problemas. Divulgar um produto ou serviço para uma grande audiência é essencial para que as organizações sejam bem-sucedidas financeiramente. Todavia, essa é uma tarefa difícil e que pode parecer impossível sem ajuda especializada.
A divulgação de um produto serve a muitos propósitos. Ela informa o comprador antes da venda, permitindo que ele se identifique com uma solução em detrimento de outras. Ela coloca múltiplas empresas para competirem sob as mesmas regras e, além de tudo, serve para suportar o crescimento contínuo de uma marca e o processo de fidelização.
Neste artigo, vamos mostrar para você quais são os passos fundamentais para diferenciar um produto no mercado e tornar a sua marca conhecida na cidade de Campinas. Confira essas dicas estratégicas!
Conheça o seu público-alvo melhor
Para divulgar bem os seus produtos, o primeiro passo é investigar o público-alvo, a fim de entender melhor suas dores e o que pode ser feito para influenciar a sua tomada de decisão.
Todos nós temos gatilhos que funcionam como instruções para agirmos de uma determinada forma. Um anúncio de refrigerante pode nos deixar com sede, especialmente se for mostrado no contexto certo.
São esses gatilhos que a sua empresa deve procurar explorar para ser bem-sucedida na divulgação de um produto. Abaixo, mostramos como eles aparecem e são influenciados por vários aspectos de nossas vidas.
Principais atividades econômicas e renda
Conhecer as atividades econômicas do seu público-alvo é uma maneira de identificar os gatilhos de compra que o influenciam. Alguém com um poder aquisitivo maior, por exemplo, pode deixar de levar um produto para casa se ele não passar a sofisticação de que espera. Por isso, entender o que o seu público espera de um produto passa por conhecer melhor como ele se vê no mundo.
Informado das principais profissões e da faixa de renda do seu cliente, você poderá aferir ou observar seus hábitos de consumo. Essas informações mostrarão, por exemplo, quem são seus concorrentes e como os consumidores decidiram levar um produto em detrimento de outro.
Atividades cotidianas e canais favoritos
As atividades do dia a dia também influenciam nossas decisões. Um cliente que pratica esportes diariamente, por exemplo, estará mais propenso a comprar um suplemento alimentar do que aquele que é mais sedentário.
Para ter sucesso, você deve buscar conhecer esses hábitos. Que locais seus clientes frequentam, canais de mídia que eles consomem todos os dias e quais influenciadores falam diretamente com eles.
Relacionamento com outras marcas
Por último, para traçar um perfil completo do seu público-alvo será preciso fazer um processo de benchmarking. Entender quais são as outras marcas que fazem parte da vida do cliente, como elas são percebidas e o quão fiéis eles são aos produtos dessas empresas ajudará você a posicionar o seu item melhor.
Estabeleça uma presença online
Fazer um esforço para conhecer o seu público-alvo melhor é uma constante que pode ser bastante facilitada pela internet. Em redes sociais, como o Facebook, é possível se aproximar dos clientes, entendendo melhor o tipo de material ao qual eles reagem e como fazem isso. Portanto, é muito importante para a sua marca estabelecer uma presença online forte na hora de divulgar um produto.
Site institucional, redes sociais e produção de conteúdo são todas estratégias que, em conjunto, vão fortalecer a percepção da sua marca pelo consumidor e garantir que ela seja lembrada no dia a dia. Por isso, registre perfis oficiais para a sua marca e comece a publicar informações relevantes para o seu consumidor quanto antes.
Aposte em vídeo marketing
A sua empresa faz vídeos para a divulgação de produtos? Uma maneira de se destacar em relação aos concorrentes é investindo nessa mídia. Poucas organizações têm uma produção constante de vídeos de qualidade e o seu negócio pode obter ótimos retornos com materiais ricos, como tutoriais, demonstrações de produto e outros vídeos de suporte.
Os conteúdos em vídeo são absorvidos mais rapidamente, cativam mais a atenção de quem os visualiza e são um excelente investimento que vai ajudá-lo a ganhar espaço no mercado.
Utilize canais de divulgação locais
O marketing na internet é muito importante para a sustentabilidade de um negócio a longo prazo, mas nem sempre é a melhor maneira para atingir aquelas pessoas que estão na mesma cidade que você. Por isso, se quer ser bem-sucedido com a divulgação de produto em Campinas, é uma boa ideia considerar investir em veículos de comunicação que tem circulação local.
Uma boa agência de marketing poderá ajudá-lo a selecionar aqueles que falam diretamente com o seu público e a criar uma peça de comunicação que não passe despercebida.
Crie campanhas com forte apelo regional
Para fazer sucesso na região de Campinas, o seu negócio terá que concentrar os apelos da sua campanha às necessidades locais. Por isso, é muito importante entender bem o público, a fim de filtrar as informações obtidas com pesquisa para utilizá-las na promoção dos seus produtos ou serviços. Com um bom perfil do seu consumidor médio ficará mais fácil promover anúncios na internet, criar ações on e offline e garantir que a sua marca atinja o maior número de pessoas possível.
Direcionar os seus anúncios para quem frequenta a região facilitará o processo. Você garantirá que todo o investimento da sua empresa em mídia atingirá apenas consumidores que podem adquirir seus produtos e, assim, aumentará o ROI das suas campanhas.
Para divulgar um produto na região de Campinas com sucesso a sua empresa precisará de ajuda. Uma equipe especializada, que conhece bem o público-alvo dos seus produtos e entende os canais que ele utiliza para se comunicar, é a contratação ideal se o seu objetivo é obter resultados consistentes.
A Digipaper atua na região há 25 anos, criando estratégias e ações para organizações como a sua, que querem ganhar espaço no mercado em Campinas e não sabem como fazer isso. No nosso portfólio, temos projetos com múltiplos perfis e que demonstram nosso compromisso e eficiência na divulgação de produtos da região.
Pronto para dar o próximo passo e começar a divulgar um produto na região de Campinas? Veja como escolher a agência de marketing certa para ser sua parceira!