Merchandising no ponto de venda: como definir uma boa estratégia?

O merchandising no ponto de venda é uma das melhores formas de chamar atenção para os seus produtos e atrair mais público. Em uma estratégia geral de vendas, o conceito se torna importante por permitir maior detalhamento do que é oferecido aos consumidores.

Sabendo que o consumidor compra cada vez menos por impulso e passa a buscar mais informações sobre produtos (e consequentemente por itens específicos) antes de adquiri-los, uma empresa pode se valer do merchandising no ponto de vendas para vender mais. Utilizar o recurso é uma maneira importante de facilitar o acesso ao que é procurado e, com isso, aumentar as chances de fechar uma venda.

Para que uma estratégia de merchandising no ponto de venda seja bem-sucedida, porém, é preciso saber quais são as melhores práticas. Confira, no artigo, como garantir o sucesso da sua empresa com mudanças no ponto de venda e por que isso é tão importante!

Por que investir em merchandising no ponto de venda?

Antes de falarmos sobre o que é essencial na sua estratégia de merchandising no ponto de vendas, vamos mostrar para você por que vale tanto a pena investir nele. Lojistas sabem que um dos maiores desafios que enfrentam todos os dias é manter o público interessado pelos produtos que oferecem. Buscar maneiras de destacá-los, portanto, é uma constante.

Nesse sentido, o ponto de vendas é como um campo de batalha: o local onde o seu negócio deve vencer a qualquer custo a resistência do mercado. Dentro do ponto de vendas, a estratégia mais eficiente para conseguir vencer essa batalha é o merchandising. Veja alguns dos benefícios que sua loja pode obter com essa estratégia:

  • aumento das vendas;
  • valorização da marca;
  • melhora no relacionamento com o cliente;
  • mais visitas à loja;
  • fidelização, entre outros.

Como fazer merchandising no ponto de venda?

Agora que você já sabe o quanto é importante investir no merchandising no ponto de venda, que tal entender o que você pode fazer para ter sucesso nessa empreitada? Nos tópicos abaixo mostramos para você as melhores práticas de merchandising no PDV.

Analise todo o ambiente

O ambiente interfere na forma de merchandising e ter isso em mente possibilita criar ações mais personalizadas e focadas nas características do seu local, público, produto ou serviço. Portanto, é importante valorizar esse ponto, porque ele evita que a sua estratégia se baseie em achismos e possa realmente estar conectada com os propósitos do seu negócio. Toda ação de merchandising no ponto de vendas tem riscos, mas uma análise bem-feita contribui para minimizá-los.

Treine bem a equipe de vendas

A sua equipe de vendas precisa estar bem treinada para que o merchandising possa surtir efeito. Essa necessidade se dá pelo fato de o merchandising no ponto de vendas gerar uma ação imediata. Rapidamente, muitos clientes perguntarão por mais informações e fecharão negócio, o que exige uma equipe habilidosa e bem treinada para tirar proveito desse cenário favorável.

Conheça tudo sobre seu público-alvo

Assim como é necessário conhecer o seu ambiente, é preciso compreender quem é o público-alvo da sua empresa. O merchandising no ponto de vendas é feito em ações diretas e caso o público não seja o ideal a estratégia fracassará. É importante considerar, por exemplo, se os produtos que escolheu promover no ponto de vendas são aqueles que os seus clientes procuram.

Muitos fatores influenciam isso, como o perfil do consumidor e a sazonalidade. Utilizar o espaço da loja para promover itens só funciona quando eles são os que o cliente quer levar para casa ou, pelo menos, fazem parte da mesma categoria de produtos que os levou até uma loja.

Sempre que optar por colocar um produto como merchandising, não se esqueça de avaliar também preço e qualidade do item. A oferta deve ser tão atraente quanto possível, para que o consumidor se sinta em posição de vantagem ao fechar o negócio. Uma definição de público bem-feita justifica a união de todos os esforços e possibilita que os resultados almejados aconteçam. Logo, é fundamental dar a devida atenção a esse ponto.

Aposte em criatividade

Quando falamos em merchandising no ponto de vendas, a criatividade é um dos elementos que ajudam a torná-lo mais estratégico, ou seja, tirar mais proveito com menos esforços. Há simples detalhes que podem mudar o curso de uma ação, o que mostra a importância de estar sempre atento ao comportamento do público, aos movimentos de mercado e às tendências atuais.

Estar próximo desse conhecimento trará os elementos necessários para criar ações de merchandising cada vez melhores. Assim, a criatividade servirá para diversificá-las, evitando que se tornem repetitivas com o passar do tempo.

Alinhe o merchandising a outras ações

O merchandising no ponto de vendas é muito importante, só que é inviável planejá-lo de forma isolada. Ele pode e deve estar inserido dentro de uma estratégia de vendas, se conectando com outros recursos. Realizar esse alinhamento ajuda a criar um padrão de qualidade no posicionamento da marca. Com isso, garante a manutenção da boa imagem da empresa junto ao público e ao mercado como um todo.

Enxergar o merchandising como uma ferramenta que pode ser complementada por outras ações e também perceber que ela consegue se integrar ao restante da estratégia fortalecerá o seu marketing de forma geral. Uma visão ampliada como essa pode ser vista como um diferencial e levará a realização de abordagens mais certeiras, inclusive na aplicação das dicas mencionadas aqui sobre o merchandising no ponto de vendas.

Monte um calendário de promoções

Quando a sua empresa faz merchandising? Montar um calendário de promoções anual, no qual são incluídas as ações promocionais e as datas comemorativas a que elas se referem, vai ajudar você a se organizar para o merchandising no ponto de venda. Utilize ferramentas online, como o Google Calendar, para garantir que esses calendários estarão sempre atualizados e visíveis nos seus dispositivos.

Garanta uma experiência sensorial para o cliente

Os seres humanos são muito influenciados pelo que percebem com os seus sentidos. Por isso, nada melhor para garantir o sucesso da sua estratégia de merchandising no ponto de venda do que oferecer uma experiência sensorial para o cliente. Permita que ele interaja com os produtos e os experimente. Estimule o paladar, tato e olfato, garantindo que essa interação aconteça de maneira livre, para que ele tome a decisão de compra como resultado dela.

Considere utilizar essa oportunidade para fazer cross merchandising. Essa técnica garante que uma única ação de merchandising na loja se transforme na venda de múltiplos produtos que têm relação entre si. Um merchandising de vinho, por exemplo, pode ser combinado com um de queijos para garantir um ticket médio maior para o seu estabelecimento.

Merchandising no ponto de venda é uma ótima maneira de fazer com que seus clientes passem mais tempo na loja, interajam mais com os produtos e saiam de lá com as sacolas cheias. Por isso, utilize o que aprendeu aqui para começar a implementar a estratégia no seu estabelecimento e comece a ver os benefícios quanto antes.

E aí, acha que está pronto para mudar os resultados da sua loja com merchandising no ponto de venda? Continue aprendendo e descubra um pouco mais sobre marketing sensorial!

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