Conheça 5 ações de marketing para o mercado de pet

As ações de marketing não estão aí por acaso. Quando usadas adequadamente, mostram-se fundamentais para que os objetivos e o crescimento da organização aconteçam. Seja qual for o tipo de empresa. Muito além disso, essas ações são responsáveis por maior engajamento do público ao negócio, criação de autoridade no assunto e melhor mensuração dos resultados.

Para que tudo isso aconteça de maneira adequada, minimizando ao máximo os erros, é preciso especificar as estratégias mais relacionadas ao negócio. Se sua empresa é voltada para o mercado pet, justifica-se a importância de entender bem as ações de marketing específicas para esse ramo de atuação. Vamos falar sobre elas? Continue a leitura e confira as cinco ações que elencamos aqui no post para ajudar você alavancar os negócios!

1. Organize bem seu planejamento

Toda iniciativa em marketing deve ser parte de um planejamento registrado e bem organizado. É com a ajuda dessa ferramenta que você poderá:

  • definir os objetivos;
  • delimitar o orçamento;
  • escolher as principais estratégias;
  • acompanhar os resultados.

Um bom planejamento ajuda bastante a empresa a minimizar eventuais deslizes. É importante considerar que o dinheiro investido em ações de marketing exige retornos. Com estratégias bem definidas, suas ações serão mais bem compreendidas, e esse retorno terá muito mais chances de acontecer rapidamente. Ou seja, um planejamento fornece as orientações necessárias para que desgastes e perdas de recursos sejam evitados.

2. Invista na criação de materiais gráficos

Com o crescimento e a popularização das mídias digitais, muitas empresas acabam deixando de lado uma ferramenta importante e que ainda traz bons resultados, sobretudo para o mercado pet: os materiais gráficos.

Aqui, estamos falando dos impressos: banners, panfletos, cartazes, folders, catálogos e materiais institucionais. Esses materiais gráficos devem ser vistos como fortes aliados de todo o conteúdo online em que você investe. Isso porque, ainda que a maioria das pessoas tenha acesso facilitado à internet, em alguns momentos é a divulgação física que fará diferença.

Por exemplo, pode ser muito positiva a entrega de um panfleto de um pet shop ou de uma clínica veterinária a um possível futuro cliente que está passeando com seu cachorro na rua. Ele pode aproveitar aquele momento para visitar o espaço, ou pode acessar as mídias sociais (que devem estar contidas no panfleto, assim como demais opções de contato) posteriormente na internet.

Um cartão de visitas é ideal para ser entregue a parceiros de negócios. Outro profissional do ramo pode indicar sua empresa para os clientes deles. Ficará mais fácil lembrar o nome do negócio e entrar em contato.

3. Tenha mídias sociais atualizadas

Já falamos em mídias sociais, e você já deve imaginar que nos dias de hoje é extremamente importante fazer um bom uso delas. Sim, as redes sociais são um canal de grande alcance para as empresas: elas garantem mais visibilidade para diferentes negócios e estreitam a relação entre empresa e consumidor, abrindo oportunidade para que haja um bom relacionamento. O que é excelente para a fidelização, certo?

Porém, como a concorrência na internet também é bastante alta, devemos observar que não basta estar presente nas mídias sociais. É preciso fazer parte das mídias mais adequadas ao seu público-alvo e saber como aproveitá-las.

Com uma boa pesquisa para conhecer o público-alvo, você consegue descobrir quais mídias sociais ele costuma acessar e por quais tem mais interesse. São essas as redes em que você deve investir. É importante ainda marcar presença nas mais populares, como Instagram e Facebook, para garantir boa visibilidade.

Todas as mídias devem receber atualizações constantes. Quando um usuário visita uma página desatualizada, pode pensar que a empresa é desleixada com o negócio. Pior ainda, que não existe mais! Estabeleça uma rotina de postagens periódicas e de conteúdo interessante para as redes sociais. Assim, sua empresa estará sempre à vista de usuários e futuros clientes.

Outro detalhe é que a presença nas mídias sociais consiste em uma ação de baixo custo, se comparada com as demais ações de marketing para o mercado pet. Isso traz um alcance muito grande rapidamente. As comunicações acontecem em tempo real. Portanto, além de manter essas mídias atualizadas, é necessário dedicar-se a responder os comentários, ver as perguntas e todo tipo de contato que os usuários fizerem com a empresa. É isso o que fortalece a comunicação e o relacionamento com os clientes pelo meio online.

4. Produza marketing de conteúdo

Outra das ações de marketing diferenciadas e que faz muito sucesso é a produção de marketing de conteúdo. Estamos falando de fornecer ao público conteúdo de qualidade, que faça com que esse público identifique sua empresa como autoridade em determinado assunto.

Para isso, vale a pena investir na criação de um blog dentro do seu site. Essas postagens podem abordar os produtos e serviços da sua empresa de maneira indireta, ou seja, por meio de publicações que deem dicas aos usuários, forneçam tutoriais, tragam orientações ou os atualizem das principais novidades do mundo animal. Dessa forma, sempre que esse usuário tiver alguma dúvida, no seu caso, em relação ao mercado pet, provavelmente procurará o site ou blog da sua empresa para mais informações.

O nome do seu negócio será lembrado constantemente pelo usuário, que desenvolverá uma imagem positiva a respeito da empresa, possivelmente solicitando seus serviços quando precisar.

5. Qualifique o atendimento

Um bom atendimento é um pré-requisito para que qualquer negócio dê certo. Dificilmente um cliente retorna a um estabelecimento se não tiver sido bem atendido. O atendimento não é mais um diferencial competitivo, mas é responsável pela fidelização dos clientes. Portanto, investir nesse tipo de qualificação é, sim, uma ação de marketing muito importante!

Invista em treinamento para a equipe. Os colaboradores precisam estar cientes sobre o que oferecem aos clientes e sanar todas as dúvidas no momento do atendimento. Lembre-se de que o correto é ouvir o que o consumidor deseja para solucionar o problema dele e não insistir na venda de produtos e/ou serviços.

Seguindo os passos dessas cinco ações de marketing para mercado pet, seu negócio com certeza fará muito mais sucesso. Acredite: o resultado será o crescimento no número de clientes e também em seu faturamento!

Para acertar ainda mais na sua estratégia de ações de marketing, vale a pena investir no mapeamento de stakeholders, ou seja, das pessoas interessadas em seu negócio. Dessa maneira, você poderá usar esse conhecimento para ordenar quem é mais importante para a empresa e ter mais sucesso nas suas iniciativas.

Se você gostou das dicas que trouxemos neste post, certamente gostará de saber um pouco mais a respeito do que são os stakeholders e como mapeá-los no seu negócio.

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