No mundo dos negócios, se ouve muitos termos que poucas pessoas, de fato, sabem o que significam. Um deles é a expressão “stakeholders”. Afinal, o que são stakeholders?
Na verdade, o termo se refere às pessoas ou organizações que se interessam pela empresa e são impactadas pelas ações dela. O conceito, inclusive, foi criado pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, que aponta os elementos fundamentais para o planejamento estratégico e da comunicação empresarial.
Dessa forma, dada sua importância, é preciso aprender a identificar os stakeholders e utilizar esse conhecimento para ter sucesso nos negócios. Por isso, criamos este artigo com todas as informações que você precisa para entender o conceito. Acompanhe!
O que são stakeholders?
Na tradução para o português, podemos dizer que os stakeholders são a parte interessada. Freeman, ao criar a teoria sobre o tema, explica que existem diversos componentes a serem considerados por uma organização durante uma tomada de decisão. Esses aspectos podem ser internos ou externos e sofrem impactos direta ou indiretamente. Além disso, eles têm grande poder de influência sobre a organização.
Por exemplo, se o seu negócio cria um projeto que afeta a comunidade local, os moradores dos arredores serão os stakeholders e precisaram estar envolvidos. Já quando você se torna cliente de uma empresa, transforma-se em um stakeholder para ela, pois será impactado e terá influência sobre as práticas da instituição.
Assim, conforme a teoria de Freeman, para alcançar o sucesso, a empresa precisa criar valor, financeiro ou não, para os envolvidos. Esses são clientes, funcionários, fornecedores, investidores, sócios, comunidade e até sindicatos, se for o caso. Todos podem, portanto, ser stakeholders.
Qual é a importância de identificar os stakeholders?
Quando uma empresa começa a planejar algum projeto, ela precisa identificar quem são os principais interessados nele. Isso porque esse grupo, por ser afetado pela ação, pode, até mesmo, inviabilizá-la. Por isso, a satisfação ou não dos stakeholders é um fator que terá grande impacto nos resultados estratégicos da organização. Daí a importância da identificação dos stakeholders, principalmente para a comunicação empresarial.
Dessa maneira, a partir do momento que uma empresa deixa de se preocupar somente com os números e passa a olhar, também, para as pessoas, então as metas e os objetivos traçados podem ser alcançados. No entanto, para isso, ela deve colocar em prática ações que atendam aos interesses dos stakeholders. Sejam clientes, sejam acionistas, todos precisam estar satisfeitos com o projeto a ser realizado.
Quando uma empresa tem uma variedade de stakeholders, os gestores devem encontrar um ponto em comum entre eles para que as ações sejam efetivas. Assim, é possível alinhar as expectativas e ideias, de modo a ter sucesso no planejamento e na execução do negócio.
Como identificar e mapear os stakeholders?
Considerando que existe uma variedade de pessoas interessadas, é necessário saber diferenciar cada uma delas e seu grau de participação no negócio. Por isso, os stakeholders podem ser divididos em primários e secundários. O grupo primário inclui todos aqueles que são afetados e influenciam diretamente o projeto, como clientes, funcionários e acionistas. Já o grupo secundário envolve os que não são determinantes para a empresa alcançar seus objetivos, como ONGs, imprensa e governo.
Outro ponto a ser considerado é o nível de importância que cada stakeholder tem. Em projetos específicos, um stakeholder do grupo secundário pode se tornar primário. Por isso, o importante é a gestão estar atenta ao tipo de negócio e ao projeto a ser executado para que as partes interessadas sejam mapeadas corretamente.
Para mapear o público de interesse, é preciso listar os stakeholders positivos e negativos, os internos e externos, o poder de influência, o nível de consideração e o impacto desses elementos no projeto ou negócio. Com um gráfico simples e os dados em mãos, o Mapa de Stakeholders se torna um guia para colocar as ideias em prática.
Portanto, saber o que são stakeholders, como identificá-los e mapeá-los não é tão simples, mas é essencial para alcançar o sucesso, tanto do projeto quanto da relação entre interessados e organização.
Se você quer se aprofundar ainda mais no assunto, baixe nosso ebook gratuito sobre marketing de relacionamento! Ele traz pontos importantes sobre a comunicação empresarial.