Você sabia que uma boa relação entre empresa e funcionário é a chave para o sucesso nos negócios? Isso porque a satisfação do colaborador pode impactar de forma significativa a produtividade, o que, consequentemente, afeta a organização como um todo. Dessa forma, quando o ambiente interno de uma empresa não é propício, as pessoas que fazem parte dele se sentem desmotivadas e improdutivas.
Pensando nisso, é essencial adotar práticas que assegurem um ambiente de trabalho colaborativo, estimulante e acolhedor. Por isso, preparamos 5 dicas incríveis com medidas que podem ser tomadas para mudanças internas assertivas. Acompanhe!
1. Reconheça e valorize os colaboradores
Cada colaborador tem particularidades que se destacam. Respeitar as diferenças e valorizar as competências de cada pessoa pode ser fundamental para se criar um ambiente ideal. Dessa forma, os funcionários se sentirão valorizados e ouvidos, garantindo uma equipe mais forte e motivada.
Nesse sentido, é necessário entender que a gestão de pessoas deve focar nos colaboradores enquanto seres humanos. Jornadas de trabalho exaustivas e supervisão rígida, por exemplo, podem fazer com que os funcionários se sintam pressionados e desvalorizados. Portanto, é válido respeitar períodos de folga e proporcionar qualidade de vida para essas pessoas.
Uma política de remuneração e benefícios também pode ser muito importante para a gestão de pessoas. Com um plano de carreira bem elaborado, os funcionários se sentem reconhecidos e passam a buscar qualificações, novas habilidades e experiências, a fim de conquistarem mais espaço dentro da empresa.
2. Invista no desenvolvimento da equipe
Investir no treinamento e na qualificação dos colaboradores é fundamental para um ambiente interno agregador. Com isso, as pessoas se tornam mais preparadas e competentes para realizarem suas tarefas e aprenderem novas habilidades.
O feedback individual, por exemplo, é muito útil no desenvolvimento de pessoas. Trata-se de uma ferramenta que, a partir de conversas francas, cria uma relação entre líderes e colaboradores. Com ela, é possível reconhecer os pontos fortes de cada funcionário, assim como comportamentos que precisam ser corrigidos.
A definição de metas plausíveis e consistentes também pode auxiliar no desenvolvimento. Com transparência e confiança, a divisão de tarefas, a delegação de responsabilidades e os objetivos a serem conquistados incentivam as equipes e agregam valor aos funcionários.
Outra forma de desenvolver a equipe é com práticas específicas, como treinamentos em grupos. Assim, a empresa permite a formação de times preparados para enfrentarem os desafios do mundo dos negócios.
3. Ofereça canais de comunicação interna
Quando realizada de forma indevida ou ineficiente, a comunicação interna tende a gerar problemas, podendo causar prejuízos no futuro da organização. Por isso, o primeiro passo a ser dado é avaliar como essa comunicação está sendo feita e se a troca de informações está sendo eficiente.
É possível melhorar a comunicação interna com e-mails corporativos, que ajudam a deixar os colaboradores informados; bem como com meios alternativos e oficiais, a exemplo de atas, manuais e documentos. Reuniões informais, encontros e eventos fora do horário de trabalho são opções que também ajudam a fortalecer os laços entre empresa e colaboradores.
As empresas podem, inclusive, utilizar as novas tecnologias a seu favor, como montar um blog corporativo e ter um sistema de intranet. Caso prefira se manter no tradicional, temos o bom e velho mural de recados e as caixinhas de sugestões.
Assim como os gestores e líderes devem proporcionar feedbacks aos colaboradores, estes também precisam ser ouvidos pela organização. A área responsável pela gestão de pessoas deve fornecer alternativas para que os funcionários possam expressar suas opiniões e críticas a respeito da empresa. Além disso, reuniões entre equipes e gerais também são opções viáveis.
4. Crie um ambiente interno estimulante
Cuidar do ambiente interno de uma empresa não significa apenas olhar para o todo, mas, também, para os detalhes. Há espaços reservados para reuniões e encontros? O ambiente de trabalho é acolhedor e ideal para os funcionários? Os espaços destinados aos colaboradores suportam tudo o que eles precisam para realizarem suas tarefas?
Esses são questionamentos que devem ser respondidos quando se tem em mente a ideia de agregar valor ao ambiente interno da organização. Local limpo, organizado, proporcional ao tamanho das equipes e adequado para que os colaboradores executem as atividades cotidianas são fatores de grande relevância.
Outro fator a ser considerado é a pesquisa de clima organizacional. Este recurso mensura se as práticas adotadas pela empresa estão sendo efetivas e se os colaboradores realmente estão engajados. Com o resultado em mãos, é possível identificar os pontos fortes e reconhecer o que precisa ser melhorado.
5. Aposte em uma liderança agregadora
Outro destaque importante para um ambiente interno propício é a presença de um líder no lugar de um chefe. Alguém capaz de adotar atitudes positivas que transmitam otimismo, empenho e segurança para os colaboradores. Isso porque o líder é capaz de ouvir, se colocar no lugar do outro, valorizar a ética e apostar na comunicação.
Atualmente, o formato de gestão não é mais o mesmo e precisa ser o mais próximo possível das pessoas. Dessa maneira, em vez de cobranças excessivas, o líder consegue alcançar os resultados esperados por meio de engajamento. Isto é, auxiliar na qualificação das pessoas e no aperfeiçoamento das estratégias.
Com o líder, a empresa tem um exemplo de profissional a ser seguido. Ele lidera a equipe com base em uma relação sólida e de respeito, sem usar o medo como moeda de troca. É alguém aberto a feedbacks que os transforma em pontos de melhoria para o desenvolvimento profissional, seja próprio ou da equipe.
Olhar para o ambiente interno de uma empresa é de grande importância para maximizar resultados e atingir objetivos. Por isso, analise sua empresa e veja como os processos funcionam, de que forma as pessoas trabalham e o que a organização oferece para melhorar o ambiente interno. Assim, ao se sentirem acolhidos e ouvidos, os colaboradores tendem a criar um vínculo com a organização.
Gostou das nossas dicas? Para se aprofundar ainda mais a respeito do assunto, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre como melhorar o ambiente de trabalho e o clima da empresa.