6 ações diferenciadas de endomarketing e valorização dos funcionários

Ao falar em marketing, é comum já imaginar a abordagem que envolve o público externo. No entanto, essa não é a única possibilidade. Cuidar do ambiente interno é essencial para obter novos resultados e consolidar a atuação do negócio. Nesse sentido, é preciso pensar em ações de endomarketing.

Para conseguir engajamento, entretanto, é fundamental contar com propostas criativas. Não basta realizar alguns eventos ou distribuir brindes que não sejam personalizados. Isso não vai impressionar o público interno. Entre os fatores que merecem atenção, estão as inovações no ambiente de trabalho, na comunicação do lado de dentro, no espírito colaborativo e até no senso de pertencimento.

Afinal, como colocar tudo isso em prática? A seguir, veja, ao menos, 6 dicas relevantes para conseguir criar ações de endomarketing fora da caixa!

1. Aumente a moral dos colaboradores

A moral dos colaboradores tem a ver com o quanto eles se sentem valorizados e apreciados pelo empreendimento. Quando eles têm uma moral alta, significa que a empresa se preocupa em fortalecer a comunicação e o reconhecimento das pessoas em todos os aspectos. Então, por que não pensar em formas de intensificar esse ponto?

Um dos jeitos é entendendo os colaboradores e sabendo o que eles mais valorizam. Não é incomum encontrar profissionais que têm orgulho de atuar em um estabelecimento por variados motivos. Ao identificar essas razões, dá para trabalhá-las e melhorar a conexão das pessoas.

Quer ver? Uma empresa que é conhecida por fabricar ótimos produtos naturais pode colocar os colaboradores como os verdadeiros heróis da produção. Também é possível utilizá-los em peças de comunicação e até de marketing externo. Com isso, as pessoas ganham projeção e sentem-se valorizadas.

2. Utilize a gamificação de jeitos inovadores

A gamificação é uma tendência que tem ganhado força e que é bastante usada para motivar times comerciais. Ao criar painéis de classificação, tarefas e recompensas, é comum que as pessoas ofereçam melhores resultados. Porém, você sabia que há a possibilidade de usar a ferramenta no endomarketing?

Para obter uma boa integração de novos contratados, o onboarding pode incluir jogos e dinâmicas para aproximar a todos. Também é possível recorrer à técnica em dinâmicas de grupo e na hora de reforçar a cultura organizacional no cotidiano.

Outra ótima forma é aplicar a gamificação nos treinamentos corporativos. Com novas maneiras de aprender, as pessoas se engajam mais e há melhorias no ambiente de trabalho. A ideia é criar meios de ampliar o interesse de todos, de modo a incluir as tarefas e possibilidades no cotidiano de um jeito lúdico.

3. Implemente o pet day

Os animais de estimação integram a vida de milhões de pessoas. Entre seus colaboradores, é muito provável que alguns contem com, ao menos, um pet em casa. Então, por que não permitir que eles sejam trazidos ao trabalho?

Um jeito de fazer isso é criando o pet day. Em um dia específico da semana ou do mês, um funcionário ou um grupo deles tem a oportunidade de levar seu animal de estimação para o ambiente de trabalho. Essa medida é algo que demonstra, em primeiro lugar, a preocupação da marca com a humanização dos profissionais. Além disso, é um jeito de apresentar interesse em conhecer e aproveitar todas as esferas da vida do colaborador.

Essa ação é tão positiva que já foi embasada pela ciência. Diversas pesquisas pelo mundo já concluíram que a presença dos pets ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, melhora o cumprimento de tarefas e favorece a socialização. Então, é uma excelente maneira de transformar os relacionamentos internos.

4. Estimule a presença da família no trabalho

O senso de comunidade é cada vez mais forte e importante, principalmente para as novas gerações. Ao pensar em ações de endomarketing, é essencial considerar que os colaboradores têm “extensões” em seus familiares, amigos e pessoas de outras áreas da vida. Então, por que não aproveitar essa possibilidade?

Para tanto, vale a pena elaborar ações para que todos possam contar com a família no trabalho. Criar eventos de valorização dos familiares em datas especiais ou mesmo realizações que envolvam essas pessoas faz todo o sentido.

Ao aproximar os diversos mundos do profissional, o negócio consegue fortalecer a sensação de engajamento e reforçar o endomarketing.

5. Use as redes sociais a favor da empresa

Normalmente, as redes sociais são utilizadas como um meio de comunicação externa, não é? No entanto, é possível usar a presença nesses espaços para estabelecer ações de endomarketing com proposta diferenciada.

Uma ideia é utilizar os perfis para apresentar a rotina dos profissionais, para valorizá-los e para destacar a importância de cada um. Dar projeção para quem faz o trabalho e mostrar os bastidores é um excelente jeito de ampliar a conexão com a marca.

Ao mesmo tempo, há um aumento da moral dos colaboradores, além de uma sensação muito grande de pertencimento. Isso melhora o engajamento e leva a resultados diferenciados.

6. Revolucione a comunicação interna

A comunicação interna do seu negócio não precisa ser careta. Em vez de quadros de avisos tradicionais e ofícios formais, por que não apostar em algo que realmente chame a atenção e desperte o interesse?

Vale a pena criar peças que sejam inovadoras, divertidas, leves e com grande apelo visual. Além dos recursos digitais, é interessante investir em materiais impressos. Inclusive, é um jeito de transmitir a imagem da empresa de forma ampla. Na Apple, por exemplo, todos os materiais internos seguem a proposta de comunicação visual e os valores do estabelecimento. Com isso, há um reforço da participação.

Para completar, vale a pena pensar em garantir uma união com o marketing externo. Endomarketing e atuação do “lado de fora” não têm que andar separados. Ao iniciar campanhas simultâneas, como de branding ou de lançamentos, as pessoas se sentirão muito integradas ao momento do negócio.

As ações de endomarketing não precisam se limitar à distribuição de brindes padronizados. É possível buscar abordagens personalizadas e que consideram os principais interesses e as características dos colaboradores. Desse jeito, dá para obter resultados melhores e mais satisfação por parte do time!

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