O que é endomarketing? Aprenda esse conceito para engajar os funcionários

Cuidar dos colaboradores é tão importante quanto se dedicar aos clientes. Além de tornar a empresa humanizada, é o público interno que faz com que a razão de ser da empresa aconteça e é exatamente esse público o maior ponto de contato com o mercado como um todo.

Sabe aquela história de que o lado externo é um reflexo do lado interno? Então, isso se aplica perfeitamente ao contexto de marketing das organizações e faz com que as lideranças voltem o olhar para o que é endomarketing de fato e na prática,

Assim, separe um tempo para entender esse braço do marketing e levá-lo para a realidade de sua empresa. Com toda certeza, os resultados serão positivos e duradouros. Confira!

As diferenças entre o endormarketing e a comunicação interna

É bastante frequente esses dois termos serem usados como sinônimos, mas na verdade não são. E para elaborar uma estratégia consistente é importante entender as diferenças.

O endomarketing (também conhecido de marketing interno) está relacionado ao uso de pilares do marketing no ambiente interno, de modo que o colaborador passa a ser chamado cliente interno. E, de modo geral, o objetivo de engajar o cliente interno é torná-lo um admirador e “advogado” da marca, com o olhar de quem está nos bastidores.

A comunicação interna, por sua vez, é um dos meios para que o endomarketing seja realizado. Ela está voltada para a interação e a integração entre as equipes. Isso é umas das condições necessárias para o marketing interno funcionar.

As melhores práticas de endomarketing

As melhores ações são as que despertam o sentimento de pertencimento e de zelo em relação à empresa. Torná-lo parte das decisões gera mais comprometimento. Desse modo, destacamos três práticas mais efetivas.

Ouvir (de verdade) o feedback dos colaboradores

O diálogo é umas das bases que amparam o estabelecimento de boas e transparentes relações entre as pessoas. O mesmo acontece entre lideranças e liderados. Dê ouvidos ao que o colaborador tem a dizer, mostre a ele que a opinião e a percepção dele em relação a assuntos da empresa são valorosos e necessários (e certamente o são!).

Incentivar a integração entre as equipes

Estar comprometido com o todo, sentir que os outros setores são aliados e não concorrentes é essencial para que aconteça o real engajamento e para que o clima do ambiente de trabalho seja agradável e colaborativo. Invista em eventos e ações que coloquem os colaboradores em contato.

Reconhecer os méritos e conquistas dos colaboradores

Reconhecimento é um estimulante indispensável para o bem-estar e para a vontade de fazer mais e melhor. Crie políticas de premiações, destaque e mostre ao colaborador a importância de sua participação na organização.

Os principais benefícios do endomarketing para as empresas

Investir em pessoas tem resultados garantidos e muito estratégicos para as organizações. Entre os diversos benefícios do endomarketing, destacam-se:

  • motivação da equipe;
  • aumento da produtividade;
  • zelo pela imagem e pela qualidade da empresa;
  • redução expressiva do turnover;
  • melhora da qualidade do atendimento ao cliente.

A imagem externa de uma organização está intimamente ligada ao que ela é internamente. Colaboradores satisfeitos trabalham melhor, têm orgulho de pertencer àquele time e se engajam no propósito da marca de forma natural.

Agora que você já entendeu o que é endomarketing e os benefícios que essa estratégia tem a oferecer a seus negócios, é tempo de iniciar o quanto antes ou aperfeiçoar suas estratégias.

Uma boa aliada para isso é a tecnologia. Entenda quais os principais impactos da união entre marketing e tecnologia.

Alinhar marketing e vendas: quais resultados esperar do vendarketing?
Qual é a relação entre sustentabilidade e marketing?

Deixe uma resposta