Saiba como fazer uma Análise SWOT com eficiência e estratégia

A análise SWOT é uma ferramenta amplamente utilizada no planejamento estratégico por permitir um diagnóstico completo do negócio e dos acontecimentos em volta dele. A sigla SWOT significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaça).

O grande benefício de utilizar essa ferramenta é que ela favorece uma gestão mais segura, especialmente pela capacidade de analisar e escolher melhor as ações que serão desenvolvidas.

E que tal aprender como fazer uma análise SWOT de forma eficiente e estratégica? Então confira o passo a passo abaixo!

Como fazer uma análise SWOT

O sucesso de uma análise SWOT depende da realização com sucesso das seguintes etapas:

Convocar as pessoas certas

Por ser uma estratégia de cooperação mútua, a análise SWOT depende da soma de conhecimento técnico envolvido na gestão da empresa. Porém, mais do que montar um grupo, é preciso ter certeza de chamar as pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente podem agregar valor ao planejamento.

Fazer uma sessão de brainstorming

Não existe análise SWOT bem feita sem um levantamento de ideias organizado. Uma das melhoras formas de obter isso é fazer uma sessão de brainstorming, que consiste essencialmente nessa troca de informações e experiências para se chegar a um denominador comum.

Preencher as lacunas da sua lista

Um dos pontos-chaves nesse tipo de análise é identificar os pontos fracos, que nada mais são do que lacunas que devem ser preenchidas. Após sua identificação, é necessário encontrar as ferramentas adequadas para resolvê-las.

Enxugar as quatro listas elaboradas

Como vimos, a análise SWOT mapeia 4 elementos da empresa (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Sendo assim, é preciso listar os itens pertencentes a cada uma deles e, após, enxugar todas as listas.

Essa redução de problemas consiste na aplicação de melhorias, otimização de processos e até mesmo em mudanças na forma de atuação. Aliás, as mudanças, tão temidas por muitos, se tornam mais fáceis de serem feitas quando se baseiam em uma análise SWOT.

Elaborar as suas estratégias

Para colher os frutos do que foi analisado, é essencial criar estratégias visando atingir as metas de curto, médio e longo prazo. O constante monitoramento dos resultados é totalmente recomendado para acompanhar o andamento da estratégia e realizar as devidas melhorias.

Exemplo de análise SWOT

Nada melhor do que conferir um exemplo de análise SWOT para aprender mais sobre ela. Como fonte de estudo vamos usar o caso de um e-commerce de esportes. Dentre as suas principais forças, foram identificadas a ótima variedade de produtos, a agilidade na entrega e o preço atrativo.

Já nas oportunidades, foi concluído que existem mercados que consomem esse tipo de produto, mas carecem de boas lojas. Nas fraquezas, foi notado que o marketing é de baixo alcance e não consegue a chegar até regiões promissoras.

A ameaça encontrada foi o crescimento de e-commerces naquela região, sendo que alguns deles já começaram a o oferecer artigos esportivos. Para solucionar as dificuldades apresentadas e assim aproveitar melhor as oportunidades e as forças da empresa, ficaram definidas na análise SWOT as seguintes medidas:

  • contratação de uma agência de marketing para expandir a divulgação;
  • elaboração junto à agência de campanhas altamente segmentadas para as regiões definidas como novos alvos de mercado;
  • otimização dos processos logísticos para manter a qualidade de entrega da empresa com o aumento de volume que será gerado;
  • uso das redes sociais para interagir com o público e assim fortalecer a presença online da marca;
  • criação de um pós-venda para melhorar a experiência e facilitar a fidelização do cliente;
  • mapeamento constante da atuação da concorrência para acompanhar de perto possíveis ameaças e fazer pesquisas de preços;
  • utilização do e-mail marketing para divulgar conteúdo de qualidade e demonstrar aos clientes que a empresa é uma autoridade no assunto.

Saber como fazer uma análise SWOT é fundamental no mercado competitivo de hoje. A soma de todos esses itens com certeza fará diferença nos resultados da empresa. Essa união de ações complementares é uma característica bem forte da análise SWOT. Cabe lembrar que utilizá-la exige, acima de tudo, foco no aperfeiçoamento constante da atuação.

Quer conferir outras dicas tão incríveis como estas? Então siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter e no LinkedIn.

Diagnóstico de marketing: onde e como devo alocar o meu budget?
Marketing 4.0: entendendo o novo comportamento do consumidor

Deixe uma resposta