Acompanhar as tendências de mercado é essencial para qualquer empresa. Ao ficar por dentro do que promete fazer sucesso, é possível se manter competitivo e atender às demandas dos clientes. Com o marketing digital não é diferente.
Esse conjunto de estratégias se modifica junto com as transformações tecnológicas e de comportamento. Então, é preciso ficar atento ao que promete se destacar para explorar as melhores possibilidades.
A seguir, veja algumas tendências de mercado para o marketing em 2019 e descubra quais impactos elas são capazes de trazer. Boa leitura!
Aumento da relevância do vídeo
O vídeo tem se tornado uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital — e isso só tende a se fortalecer em 2019. Até 2022, é esperado que 82% do tráfego da internet corresponda a vídeo — em 2017, o número era de 75%. Os formatos variados, inclusive, se destacam. O tráfego correspondente a vídeos de realidade virtual (VR) e aumentada (AR) será 12 vezes maior até 2022.
Tudo isso demonstra que 2019 exige foco na produção de vídeo, tanto para as redes sociais quanto para plataformas como o YouTube. Como resultado, é possível atrair mais tráfego, oportunidades e conversão.
Utilização da publicidade programática
O uso de publicidade paga continua como uma das tendências de mercado para 2019. Porém, o fortalecimento da inteligência artificial promete gerar impactos nessa proposta.
A publicidade programática consiste em utilizar recursos de automação para comprar espaços publicitários online. Desse modo, é possível segmentar e atingir o público do jeito certo. Até 2020, é esperado que 90% dos anúncios mobile sejam gerados por essa tendência. Entre 2018 e 2020, 19 bilhões de dólares adicionais serão gastos com essa proposta.
Crescimento dos chatbots interativos
Por falar em inteligência artificial, o recurso gera impactos positivos quanto aos chatbots. Essas ferramentas de comunicação automática prometem crescer de forma intensa: até 2025, o mercado atingirá o valor de 1,23 bilhões de dólares. Além disso, 45% dos usuários finais já preferem usar esse meio de comunicação como ponto de partida.
Para 2019, a expectativa é aumentar o uso e, principalmente, melhorar a qualidade. Oferecer mais opções de comunicação e tornar o mecanismo especialmente útil será essencial para atender às expectativas dos clientes.
Ampliação da busca por voz
Com a popularização dos assistentes virtuais e com o crescimento do uso dos dispositivos móveis, a busca por voz é outra entre as tendências de mercado para 2019. Até 2020, 30% das buscas serão feitas sem uma tela. Além disso, 50% das pesquisas serão realizadas por voz no mesmo ano.
Essa possibilidade de crescimento, inclusive, aumentará o valor do mercado do reconhecimento de voz, que atingirá 601 milhões de dólares em 2019. Para as empresas, isso significa adaptar a estratégia para esse novo uso. Agora, será preciso ter conteúdos e integrações que favoreçam esse comportamento.
Personalização de conteúdo
Com cada vez mais ofertas, páginas e conteúdo na web, os usuários buscam elementos que atendam a necessidades muito específicas. Para garantir diferenciação e gerar melhores resultados, a personalização de conteúdo se destaca.
Em média, 74% dos usuários ficam frustrados quando o site não é personalizado e 79% dos consumidores afirmam que só se engajam com ofertas se elas tiverem algum nível de personalização. Por outro lado, os e-mails personalizados, por exemplo, oferecem taxas de transação que são até 6 vezes maiores.
As empresas terão de investir em mais recursos de automação, na coleta de dados e na criação de ofertas customizadas.
Ao conhecer as tendências de mercado do marketing digital para 2019, é possível deixar a sua empresa sempre por dentro. Porém, é preciso avaliar a aplicação de cada uma à realidade, em vez de querer abraçar todas as possibilidades apenas por modismo.
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