Prospecção de clientes bad fit: por que nem todo cliente é o ideal?

A prospecção de clientes é desafiadora e a cada novo consumidor angariado se tem a impressão de que ele vai gerar lucro para a empresa, certo? Nem sempre, os consumidores podem ser classificados de várias formas e uma das mais negativas é a dos clientes bad fit.

Esse tipo de cliente é aquele que não enxerga benefício no que você oferece, sendo quase impossível deixá-lo satisfeito. Não tem a nada ver com exigência e sim com a falta de conexão entre ele e a proposta do seu negócio.

Dessa forma, o desgaste será imenso, pois a insatisfação contínua gera um número maior de demandas e, consequentemente, um esforço maior para resolvê-las. Com o intuito de ilustrar melhor como isso acontece, listamos abaixo outros motivos que explicam por que um cliente bad fit deve ser evitado.

Pode causar prejuízos

A precificação dos seus produtos e serviços se baseia em diversos fatores e um deles é justamente o suporte dado. Além dele, há custos logísticos que estão inseridos nesse valor.

Um cliente bad fit pode fazer com o que valor cobrado possa não ser suficiente para cobrir todo o trabalho que ele traz, visto que o uso de tempo e capital humano tende a ser bem além do esperado e prejudicar o restante das operações.

Proporciona desgaste

O desgaste é uma consequência natural de um relacionamento ruim. Ele acontece até mesmo com clientes que tenham fit, só que normalmente nesses casos é uma situação específica ou até a longevidade da parceria que gera isso.

Já com os clientes bad fit, esse desgaste acontece mais rápido, mostrando assim o quanto investir neles não é o ideal e demonstrando quantas dores de cabeça eles podem trazer para o cotidiano do seu negócio.

Gera um marketing negativo

Sabemos que a prospecção de clientes se baseia em um marketing positivo e o seu êxito está atrelado à qualidade com que esse processo é realizado. Clientes bad fit, por sua vez, proporcionam exatamente o contrário: um marketing negativo para a sua empresa.

Isso por que eles tendem a realizar avaliações ruins e protocolar reclamações com mais frequência e de forma incisiva. É claro que isso é um direito do consumidor, porém não há motivo para um negócio prospectar clientes que repetem esse comportamento frequentemente.

Filtra a atenção da equipe

Outro grande impacto que um cliente bad fit traz é a capacidade que ele tem de filtrar a atenção da sua equipe, o que faz com que muitos clientes mais promissores acabem sendo deixados de lado.

Esse ponto reforça a importância de fazer uma prospecção de clientes segmentada e na qual o perfil de consumidor ideal esteja muito bem alinhado. Não valorizar essa importância resulta na obtenção de clientes bad fit em larga escala, trazendo uma avalanche de problemas ao mesmo tempo.

Por fim, para não ter que lidar com isso, é válido incluir a segmentação como parte integrante de uma estratégia sólida de marketing, a qual deve ser feita detalhadamente. É recomendado também contar com ajuda especializada para criar um processo de prospecção de clientes mais coeso e que traga resultados melhores.

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