Marketing de defensores: como criar evangelizadores para a marca?

O marketing de defensores vem ganhando muito espaço nas estratégias de vendas pelo seu amplo poder de gerar resultados. É uma ideia relativamente nova, mas bastante escalável, que visa transformar clientes em fãs e posteriormente em divulgadores da sua marca.

Mais do que meros divulgadores, eles valorizam e transmitem os valores da empresa, principalmente, por já terem tido uma experiência favorável como cliente e buscarem compartilhar essa boa impressão com o restante do público.

E como a prova social tem grande força no processo decisivo, usar essa estratégia traz um ganho enorme para alavancar as vendas.

Para ensinar como criar evangelizadores para a sua marca e utilizar todo o potencial do marketing de defensores, listamos dicas fundamentais sobre o tema. Acompanhe a leitura e descubra quais são elas!

Envolver-se com o público interno

Muitas empresas confundem a necessidade de se envolver com o público interno com se tornar “amiguinho” do cliente. Esse envolvimento não tem nada a ver com isso e sim com uma geração constante de valor, que vai além do simples processo comercial de compra e venda.

O tipo de envolvimento citado pode ser feito de várias formas, utilizar a força das redes sociais para isso é uma delas. Criar conteúdo relevante e que seja de interesse da persona também é um excelente meio.

A escolha das melhores ferramentas passa por uma boa análise do perfil do seu público, o que permitirá criar uma comunicação melhor com eles e fortalecer o relacionamento.

Reconhecer seus defensores

Sabe aquele velho ditado de que “dinheiro atrai mais dinheiro”? A necessidade de reconhecer os seus defensores parte de um princípio parecido, pois o reconhecimento funciona como uma motivação para ele atrair mais clientes para a marca.

Com isso, os resultados se ampliam e favorecem ambas as partes. Esse reconhecimento pode ser feito de várias maneiras, mas um bom programa de premiação e concessão de vantagens funciona muito bem.

Entregar uma boa experiência

Entregar uma boa experiência é fundamental dentro do marketing de defensores. Questões como um atendimento de qualidade devem ser o carro-chefe dentro desse cenário.

Como o atendimento é capaz de impactar a percepção do consumidor logo de cara, focar nesse ponto contribui para chancelar o trabalho dos defensores.

Imagina se vários clientes trazidos por eles se decepcionarem com a empresa, em especial com o atendimento feito? Com certeza, isso trará uma grande desmotivação e também um grande risco da sua estratégia fracassar.

Amplificar a voz dos seus defensores

Amplificar a voz dos defensores é uma medida de imenso valor para que eles possam ter mais condições de divulgar os seus produtos. Alguns pequenos treinamentos e dicas são importantes nesse sentido.

Se eles usam as redes sociais como principal meio de divulgação, que tal ensiná-los a criar conteúdos melhores? Como toda influência passa pela geração de um vínculo emocional, ajudá-los a serem mais persuasivos, sem perder a naturalidade, é proporcionar um alcance maior das ações feitas.

Criar um programa escalável

Para criar evangelizadores que trabalhem em prol da sua marca é essencial ter um programa escalável, afinal, eles não querem somente uma vantagem aqui ou ali, mas sim obter ganhos frequentes e crescentes.

A importância de conceder vantagens e benefícios conforme os resultados, elemento que já foi citado no texto, volta à tona aqui por permitir que esse crescimento escalável aconteça. Por isso, um bom planejamento e o constante monitoramento dos resultados gerados pelo programa é imprescindível.

Agora que você já sabe como criar um programa de marketing de defensores, que tal testar essas dicas e ver os resultados na prática? Não perca tempo e comece agora.

E uma das maneiras de fazer isso é ampliar o seu conhecimento. Sabendo dessa importância, criamos um post especial que ensina você a agregar mais valor ainda aos seus produtos. Leia e descubra como usar esse fator em prol do seu negócio!

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