6 canais de comunicação para ter um bom atendimento ao cliente

Manter contato com os clientes é fundamental para quem deseja ter um bom relacionamento com eles. Nesse cenário, é preciso variar os canais de comunicação a fim de aumentar o alcance das ações.

Considerando que as ferramentas de contato são diversas, isso, ao mesmo tempo que é um elemento facilitador, também exige estratégias diversas e a adequação da empresa quanto ao uso desses recursos.

Para mostrar alguns desses canais de comunicação e suas vantagens, fizemos uma lista dos principais para que, dessa forma, a sua empresa possa tirar o máximo proveito deles no atendimento ao cliente.

1. Ligações

O contato telefônico é uma das formas mais conhecidas e sempre tem a sua importância dentro do processo comunicativo.

Dentre os cuidados que devem ser tomados, está compreender a diferença entre uma ligação necessária, ou seja, aquela que além de agregar para empresa irá agregar para o cliente (oferta de produtos complementares, descontos exclusivos, pós-venda etc.) e as que não são consideradas tão vantajosas assim (ligações insistentes ou incapazes de resolver o problema do consumidor).

Para tornar esse canal ainda mais produtivo, é fundamental ter em mãos o histórico do cliente antes de fazer a ligação, já que isso ajuda a dar um direcionamento melhor para a conversa.

2. Redes sociais

As redes sociais são excelentes para quem deseja manter um contato mais interativo com seus clientes. As diversas ferramentas e as constantes inovações são grandes aliadas nessa jornada.

Para quem deseja divulgar serviços e produtos, tirar dúvidas sobre eles e mostrar um pouco do dia a dia da empresa, redes sociais como o Instagram, Facebook e Twitter são excelentes. Ainda é possível ter um contato mais corporativo por meio do LinkedIn.

As redes sociais são mídias completas para quem deseja ter contato com os clientes de forma precisa.

3. E-mail

O e-mail parecia ser mais uma novidade daquelas que chega para revolucionar e depois perde força. Mas isso não aconteceu e, podemos dizer que, além de sobreviver, o e-mail é um dos canais de comunicação que deve estar presente em qualquer estratégia.

A explicação para isso é o grande poder que ele tem para ser utilizado em qualquer etapa da venda. Prospecção, solução de dúvidas, retirar objeções, divulgação, fechamento de negócios e pós-venda, tudo isso pode ser feito via e-mail.

Além disso, é uma ferramenta barata, de fácil uso e que acompanhou as inovações do marketing, especialmente em relação à automação.

4. Chat online

O chat online ganhou bastante força nos últimos tempos pela sua capacidade rápida de atender os clientes e fechar vendas. Imagine a seguinte situação: um possível cliente entra no seu site e fica com dúvida sobre um produto.

Dessa maneira, ele vai ter que entrar em contato com a empresa por e-mail ou telefone para receber uma resposta sobre a sua dúvida. A chance de ele deixar de fazer isso pelo trabalho que gera é grande.

O chat online facilita o contato e serve para reter esse cliente, trazendo assim mais chances de aumentar as vendas.

5. Aplicativos de mensagens

Os aplicativos de mensagens são ótimos canais de comunicação e tornam o contato mais independente. Com eles, não é preciso estar em frente a um computador ou utilizar um telefone, por exemplo.

Também é possível atender, em tempo real, pessoas de várias partes do país e até do mundo, trazendo assim uma grande expansão na sua forma de manter contato com os clientes.

6. SMS

Assim como o e-mail, o SMS parecia que ia sumir do mapa, mas se manteve firme e é uma excelente ferramenta de contato. Uma das explicações para isso está no fato de poucas empresas utilizarem esse tipo de ação, o que contribui para fatores como uma elevada taxa de abertura.

A necessidade de criar mensagens objetivas devido ao limite de caracteres também é benéfica para “dar o recado” de maneira simples, facilitando assim o entendimento do que está sendo dito.

Variar os canais de comunicação é essencial para a sua empresa e significa um grande ganho na sua estratégia. Por isso, não deixe de aplicar essas dicas.

Você sabia que entender o comportamento do cliente é vital para aumentas as vendas? Descubra tudo sobre isso nesse post especial sobre o tema!

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