Como agregar valor ao seu produto e fazer o consumidor perceber?

A competitividade é grande em todos os nichos, o que faz com que as empresas precisem ir além da simples oferta de produtos para ganhar a confiança do consumidor.

Há a necessidade real de criar ações para agregar valor ao produto. Mas como isso faz a diferença na prática?

As respostas são variadas, mas as principais apontam para a eficiência que essas ações trazem para reforçar o branding da empresa, gerando, assim, mais confiança na marca.

A confiança é o fator primordial para gerar fidelização. Com ela, a base de clientes e o faturamento crescem, permitindo que a empresa tenha condições de expandir os negócios.

Para mostrar como agregar valor ao produto, listamos abaixo algumas ações capazes de fazer a diferença nas suas operações. Siga a leitura para conhecê-las!

Faça demonstrações e eduque o cliente

Quantas vezes compramos um produto e não sabemos exatamente como usá-lo? E além disso, quantas vezes foi complicado buscar junto às empresas informações sobre como tirar melhor proveito do item comprado?

Para evitar isso e agregar valor ao produto, é essencial investir em demonstrações e na educação do cliente. Acima de tudo, essas ações também funcionam como um forte argumento de venda, afinal a sua empresa está demonstrando ser uma autoridade no assunto.

Quando o cliente percebe a preocupação da empresa em produzir conteúdos informativos/educativos, ele se sente valorizado. E agir de maneira recíproca tende a ser algo natural.

Invista no pós-venda e relacionamento

O relacionamento com o cliente precisa ir além do simples processo de compra e venda. Para fidelizá-los, é essencial investir em relacionamento. Produzir conteúdo, como citado no tópico anterior, é uma maneira de fazer isso.

Outra maneira, e que agrega imenso valor ao produto, é investir em um sistema de pós-venda eficiente. Quando falamos em eficiência, estamos deixando claro que não basta ter um pós-venda implementado de qualquer jeito, é preciso usar essa ferramenta de maneira que seja benéfica para ambas as partes.

Tenha canais eficientes de suporte

Ter canais eficientes de suporte é importante não só para agregar valor ao produto, mas também para agregar valor à marca.

Utilizar mais de um canal (e-mail, chat no site, WhatsApp, etc.) e ter um tempo rápido de resposta são formas de realizar esse processo com excelência e aumentar a satisfação do consumidor.

Valorize os feedbacks

Diversas empresas não pedem, ou não valorizam como deveriam, os feedbacks que são dados. Eles são fundamentais para entender o comportamento dos clientes e fazer as devidas melhorias nos produtos oferecidos.

Um feedback de um cliente pode representar a reação dos demais. Quando a sua empresa utiliza essas avaliações e retornos para qualificar ainda mais os seus serviços, a reação dos consumidores será positiva, pois eles verão que as suas opiniões estão sendo valorizadas.

Surpreenda o cliente

Na hora de entregar o produto, a sua empresa disponibiliza apenas o combinado e logo parte para a próxima venda? Se essa é uma ação comum, é hora de realinhar a estratégia.

Qual o motivo para isso? Exatamente pelo fato de que, ao agir assim, se está fazendo a mesma coisa que os demais concorrentes.

Para dar um passo adiante, é sempre importante surpreender o cliente. Isso pode ser feito entregando mais do que foi pedido.

Caso não seja possível fazer isso em todas as vendas, devido ao constante volume, é recomendável escolher aqueles negócios que geram valor constante (clientes que investem um grande valor ou fazem compras recorrentes, por exemplo).

Colocando essas dicas em prática, a sua empresa terá mais solidez nas ações e conseguirá agregar valor ao produto de maneira funcional.

E que tal saber a real importância que os materiais impressos possuem e como eles fazem a diferença mesmo na era da internet? Basta conferir esse post especial sobre o tema. Boa leitura!​

Uma agência de marketing contribui para a empresa crescer de modo estruturado?
Humanização das marcas: como impacta a percepção do consumidor?

Deixe uma resposta