Em nenhum outro momento da nossa história fomos um país tão atraente para investimentos de capital como hoje. Isso se reflete, é claro, no número de startups criadas no país até então. Em julho de 2019, um levantamento mostrou que já existem, pelo menos, 12 mil dessas empresas no Brasil e que há ainda muitas pessoas interessadas em abrir suas próprias seguindo esse modelo.
Naturalmente, devido à sua importância, o marketing para startups passou a dominar as conversas e ser cada vez mais relevante entre aqueles que desejam empreender. A cidade de Campinas é um destaque nessa área, atraindo investimento e muitos profissionais qualificados para atuar nas startups locais.
Hoje, elas se organizam em locais como a Associação Campinas Startups e participam de grandes eventos como o Campinas Tech. Em comum todas elas têm uma ambição: a de fazer um bom marketing para startups e conquistar tantos clientes quanto possível antes dos concorrentes. Entretanto, como conseguir isso?
Preparamos um guia para ajudá-lo a entender as principais estratégias utilizadas por quem atua nessa área e o que você pode fazer para divulgar a sua empresa com sucesso, mesmo que ela ainda esteja só começando. Pronto para aprender? Então vamos lá!
Conheça melhor o mercado
Se você quer abrir uma startup em Campinas, o primeiro passo deve ser buscar informações sobre o mercado local. Tudo que você aprender nessa etapa poderá ser utilizado no futuro, seja para melhorar as estratégias de marketing aplicadas pela sua empresa ou para qualificar o produto que ela desenvolveu.
Se você não é da cidade, o ideal é procurar um parceiro local. Alguém que entende bem o público da região, suas expectativas, problemas e necessidades. Uma boa agência de marketing será de grande ajuda para apontar referências e informações atualizadas sobre o público da cidade e como agradá-lo.
Avalie a situação da empresa
Antes de começar a investir em marketing é preciso fazer uma pergunta: em qual estágio de divulgação a sua empresa está? Um dos erros mais comuns quando o assunto é marketing é deixar para divulgar um produto ou serviço apenas quando ele já foi lançado ou está em funcionamento.
Segundo especialistas, empresas que abraçam uma estratégia marketing first, por outro lado, são muito mais bem-sucedidas. Elas colocam como sua prioridade chegar ao máximo de clientes possíveis e aumentam a sua base de usuários, ao mesmo tempo, em que desenvolvem as principais características do produto.
Todavia, não há uma fórmula mágica. Embora muitas startups possam ser bem-sucedidas após aprender com tentativa e erro, esse não precisa ser o caminho tomado pela sua empresa. Faça uma análise honesta de como ela está do ponto de vista de desenvolvimento, implementação e finanças para verificar quais estratégias podem ser implementadas no curto prazo.
Não fique preso à internet
Em geral, startups estão ligadas ao universo da tecnologia e, por isso, costumam cair em um velho problema: buscar por clientes apenas na internet. Embora redes sociais, sites e aplicativos possam fazer muito pelo seu negócio, eles não são a única forma de aumentar o reconhecimento de marca e de popularizar produtos. É preciso considerar entre seus esforços também a comunicação offline.
Para entrar no mercado em Campinas e ter bons resultados, a sua empresa não poderá ficar só com os anúncios do Google e do Facebook. Ações promocionais na rua e a compra de mídia local poderão ajudá-la a se tornar mais conhecida e mais presente na vida de seus usuários. Jornais, revistas, outdoors e banners ainda são uma ótima forma de chamar a atenção de quem busca consumidores mais maduros. Utilize-os a seu favor!
Comece um blog para a sua empresa
Mesmo que invista em outros canais de divulgação, a sua empresa terá também que estabelecer uma presença forte na web. Não há melhor maneira de fazer isso do que publicando um blog para a empresa, em seu domínio oficial e com conteúdo exclusivo de interesse dos seus visitantes.
Você pode falar sobre o produto ou serviço que oferece, dar dicas que atraiam a atenção do seu consumidor ideal e publicar materiais ricos que contemplem a especialidade da sua empresa e não possam ser encontrados em nenhum outro lugar. Tudo isso ajudará sua startup a conseguir mais visualizações, aumentar a popularidade de seus projetos e vender mais.
Mapeie as palavras-chave relacionadas aos produtos e serviços da sua startup e acesse os principais resultados de buscas na cidade. Assim, procure direcionar o seu conteúdo para que ele corresponda ao que foi observado nos motores de busca e gere tráfego orgânico para a sua página.
Patrocine eventos locais
Uma maneira de ingressar com o pé-direito no mercado de startups de Campinas é patrocinando um stand ou palestra em um dos muitos eventos de tecnologia que acontecem na cidade.
Essa maneira de aumentar a popularidade do seu negócio é especialmente eficiente para aquelas empresas que ainda estão a procura de investidores, mas também querem impressionar clientes antenados que participam dos eventos dessa categoria.
Colocando a sua marca em um local de destaque, você conseguirá que ela seja vista e lembrada por muitas pessoas, que pensarão em casa sobre os produtos e serviços da sua empresa que conheceram no evento.
Esse é apenas um tipo entre muitas ações locais que podem aumentar a popularidade do seu negócio. Parcerias com empresas já estabelecidas, a oferta de brindes para os seus primeiros consumidores e a doação de produtos ou horas de trabalho para instituições locais são outras maneiras de ganhar reconhecimento para a sua marca localmente.
Todas essas dicas vão ajudá-lo a divulgar os serviços da sua startup. Entretanto, nenhuma delas é tão eficaz quanto terceirizar essa tarefa para uma equipe especializada e que conhece bem a região onde o seu negócio vai se instalar.
Para que o marketing para startup tenha sucesso, é muito importante procurar quanto antes pelos serviços de uma agência. Ela poderá auxiliá-lo na hora de estabelecer uma presença forte no mercado e conseguirá guiar os seus esforços para iniciativas de divulgação com o melhor custo-benefício.
Quer encontrar o parceiro ideal? Então não deixe de conferir nosso guia completo sobre como escolher uma agência de marketing!