Premiação para os funcionários: saiba como gerar valor e resultados

A premiação para funcionários tem importância mesmo fora das datas especiais. Essa ação está ligada ao endomarketing e ao marketing de incentivos e traz muitos benefícios — tanto internos, quanto externos.

É possível conquistar mais motivação dos colaboradores, o que gera produtividade ampliada e mais vendas. Também é um meio de melhorar a retenção de talentos e até de se destacar em relação aos concorrentes.

Para viabilizar esses impactos, é fundamental ter uma boa política de premiação para funcionários. A seguir, veja como colocar tudo isso em prática e aumente o valor dessas ofertas!

Estude o que se encaixa para a empresa e as pessoas

Antes mesmo de pensar em bonificar os colaboradores é essencial entender o que é válido para cada empreendimento. Negócios menores, normalmente, não podem custear viagens internacionais para os melhores funcionários. Por outro lado, não faz sentido que uma multinacional ofereça apenas uma folga.

Considere, ainda, as necessidades dos profissionais. Para um vendedor, um aumento na comissão pode ser mais interessante que ficar longe do trabalho. Além disso, as diferentes equipes valorizam aspectos específicos.

Antes de definir qual modelo seguir, faça esse estudo e entenda o que é melhor para o negócio. Assim, haverá um interesse concreto em obter os prêmios.

Crie uma política completa de premiação

O reconhecimento e a bonificação dos colaboradores não podem acontecer de forma pouco planejada. É preciso que haja consistência de atuação e, principalmente, que tudo ocorra de maneira justa. Assim, todos sabem que serão recompensados de acordo com o seu desempenho.

Defina, por exemplo, quais são os critérios para atingir certas premiações, como os resultados que devem ser alcançados e qual performance é esperada. Isso ajuda a fazer uma avaliação concreta e objetiva.

Estabeleça, ainda, a forma de premiar. Defina como é o “resgate” dos prêmios, quais são as alternativas e as condições aplicáveis. Tudo deve ser estruturado e divulgado para que os colaboradores saibam o que esperar.

Ofereça as condições necessárias

Ao mesmo tempo, não basta estabelecer a premiação para funcionários e não garantir que eles possam alcançar tais objetivos. Ou seja, é preciso oferecer todas as condições necessárias para que os resultados sejam atingidos.

Para uma equipe de vendas, por exemplo, ter um CRM é essencial para falar com os contatos do jeito adequado. Para os profissionais de marketing digital, o orçamento deve ser consistente com o retorno esperado. Assim, o alcance do desempenho é viável, mesmo que seja desafiador.

Inspire-se em ações de sucesso

Também vale a pena conhecer o que muitas empresas já têm feito. Ao se inspirar nas ações de sucesso, fica fácil planejar o que faz sentido para o seu negócio.

A Nextel é uma das organizações com mais estrutura no programa de premiação. Ela oferece cartões de cultura para quem auxilia o clima organizacional, enquanto garante prêmios em dinheiro e homenagens para quem ajudar os objetivos estratégicos. No ano, quem mais se destaca ganha uma viagem com acompanhante e tudo pago.

Já a Hyundai oferece ao empregado do ano uma viagem para a Coreia do Sul por uma semana, onde fica a sede da montadora. A Raízen, por sua vez, foca em criar experiências. Os melhores profissionais concorrem a eletrônicos e ainda ganham itens que podem ser usados em família. Há muitas possibilidades para se inspirar e adaptar à empresa.

A premiação para funcionários é um ótimo meio de motivar os colaboradores e alcançar resultados ampliados. Com essas dicas, você consegue gerar valor e potencializar essa alternativa!

Se quiser fortalecer ainda mais a relação, veja o que é endomarketing e saiba como ele engaja as pessoas.

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