Afinal, como melhorar o ambiente de trabalho e o clima da empresa?

Há muitos fatores que determinam o sucesso de uma empresa ou organização. Entre os mais importantes, está o entendimento sobre como melhorar o ambiente de trabalho. Mesmo existindo uma ótima estrutura física, tecnológica, satisfação salarial e outras vantagens, investir nesse aspecto é fundamental.

Porém, como atingir esse objetivo? Como tornar o clima agradável, descontraído e motivador? Algumas questões e atitudes devem ser trabalhadas para isso. Aqui, selecionamos algumas das principais, a fim de melhorar o ambiente de trabalho. Confira!

Respeite e seja respeitado

O respeito é essencial. Não há quem goste de se sentir desrespeitado. O cuidado com as palavras, entre colaboradores ou entre gestores e colaboradores, deve sempre existir.

Criticar é importante, obviamente. Um feedback negativo ou crítica devem ser bem articulados, medindo-se bem as palavras. Caso contrário, a produtividade dos funcionários pode ser afetada.

Esse fator tem de ser mútuo para que tudo flua corretamente. Em reuniões, por exemplo, saber ouvir e respeitar as ideias e opiniões alheias é fundamental. Comentários mal-intencionados só tornarão o ambiente tóxico e desconfortável.

Estabeleça confiança recíproca

Se você é gestor, desenvolva a confiança em seus funcionários. Assim como os colaboradores devem adquirir confiança nos superiores.

Para estimular esse aspecto das relações humanas, é preciso haver abertura na comunicação. Escutar o que todo colaborador naquele ambiente tem a dizer. Conhecer as pessoas não só como profissionais, mas como indivíduos.

Ser visto como apenas um “instrumento” de trabalho não é agradável. Claro que a produção e o exercício da função de cada um são importantes. Porém, dar valor à pessoa por trás disso tudo é imprescindível para melhorar o ambiente de trabalho.

Trabalhe o reconhecimento

O reconhecimento dos colaboradores por parte do chefe também conta muito para melhorar o ambiente de trabalho. Entre os colaboradores, esse grau de consideração funciona da mesma forma.

O elogio é uma ótima maneira de valorizar um funcionário. Quando o resultado de uma ação é enaltecida, a relação entre as pessoas se torna mais fortalecida.

Fica claro aos colaboradores que o gestor se importa realmente com o trabalho que vem sendo produzido. Isso também contribui para gerar motivação.

Crie uma área colaborativa

É muito interessante existir um espaço na empresa onde os colaboradores possam fugir da rotina. Seja para o lazer, seja para descansar, para um café ou para distração em geral. Essa prática é adotada não só por gigantes, como o Google ou o Facebook, mas por muitas outras empresas.

O uso de sofás, TVs, jogos ou outros elementos devem se concentrar em um local específico da empresa. Crie algo que tenha a ver com o perfil das pessoas que ali trabalham. Ou, melhor ainda, peça sugestões aos próprios funcionários para que haja satisfação total com essa iniciativa.

Assuma seus próprios atos

O empresário que abre um negócio e passa a ter colaboradores também se torna seu próprio “chefe”. A partir disso, ele tem de perceber que é um modelo para seus funcionários.

Porém, todos nós somos passíveis de cometer erros, inclusive os gestores. Desta forma, ao ter uma falha, deve-se assumir a responsabilidade por ela.

Transferir a outros indivíduos a responsabilidade por alguma falta cometida não pode ser aceitável. Se você é um gestor, também se certifique de que todos assumam a responsabilidade por seus atos. Assim, não haverá a possibilidade de um funcionário se prejudicar pelas ações de outro.

Algumas práticas sobre como melhorar o ambiente de trabalho são de consenso geral. Outras são opcionais e variam conforme a criatividade e o perfil dos gestores. Mas com respeito mútuo, otimismo e boa vontade, não há como errar.

O que achou de nossas sugestões? Gostaria de receber outras informações e novidades como esta? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos variados sobre temas relevantes.

Micro-momentos: um novo modo de alcançar o seu consumidor
Aprenda as 5 forças competitivas de Porter para o negócio decolar

Deixe uma resposta