Descubra a real importância da identidade visual para as empresas

O visual de alguém, na maioria das vezes, é o primeiro elemento observado por outras pessoas em uma situação de interação. Com uma marca, não é diferente. No caso, a identidade visual é um recurso muito importante porque funciona, acima de tudo, como uma ferramenta de comunicação.

É por meio de sua imagem que a empresa consegue comunicar a missão, a visão e os valores organizacionais. Nenhuma característica é escolhida ao acaso e é a partir daí que o design é formado.

Para descobrir definitivamente por que a identidade visual é tão importante para os empreendimentos, leia nosso post.

Gera diferenciação da concorrência

Na hora de criar uma cara para a marca, vários itens são considerados. Há o logotipo, a fonte, os elementos gráficos, a cor e o uso nos diversos materiais de comunicação. Existem empresas que focam no rótulo ou na embalagem, enquanto outras têm um cuidado ainda maior com as sacolas.

Tudo isso cria um conjunto que é único, tal qual uma identidade deve ser. Desse jeito, é mais fácil se diferenciar da concorrência e chamar a atenção pelos motivos certos. Por outro lado, não destinar esforço suficiente a esse aspecto ou criar algo pouco marcante faz com que o negócio pareça igual a tantos outros.

Transmite maior confiança

Elaborar uma identidade visual consistente e estratégica exige estudo, investimento e planejamento. Transmitir uma mensagem visualmente não é tão simples, mas, quando o efeito é obtido, os resultados são recompensadores.

Eventualmente, pode haver uma confiança muito maior por parte dos consumidores e até dos parceiros. Mesmo que inconscientemente, as pessoas darão preferência para as marcas que têm uma identidade robusta e que demonstra profissionalismo.

Além disso, o conjunto visual de elementos funciona como um “cartão de visita” da empresa. E é sabido que as primeiras impressões são importantes.

Agrega valor aos produtos

Imagine dois itens que são exatamente iguais, inclusive na qualidade. Porém, um deles vem embalado em um papel personalizado e em uma sacola com a marca de origem, enquanto o outro tem embalagem genérica, na qual nem sequer se consegue identificar sua origem. Como são iguais, é provável que o primeiro seja visto como o de maior valor.

A identidade visual, portanto, é determinante para que a marca reflita logo de cara o que os produtos ou serviços são capazes de oferecer. Com mais valor agregado, a percepção também é ampliada e a satisfação tende a subir na mesma tendência.

Atrai os clientes

Ao juntar a diferenciação, o alto valor agregado e a confiança, o resultado inevitável é a atração de interessados. Afinal, todo mundo espera fazer boas compras e ficar satisfeito com as aquisições.

Obviamente, não basta ter uma identidade incrível e oferecer um produto que deixa a desejar. Contudo, esse aspecto inicial de atração faz toda a diferença para conquistar mais oportunidades, fechar vendas e fazer o empreendimento crescer.

Melhora o posicionamento da marca

A forma como uma determinada empresa é lembrada por seus consumidores define seu posicionamento e seus futuros resultados. Quando um negócio surge na mente dos clientes antes dos demais, torna-se top of mind. E, assim, é possível ter um volume maior vendas e grande fortalecimento.

Para tanto, um dos fatores é a consistência de comunicação, que é garantida também pela identidade. Ao fazer boas escolhas, a marca “gruda” na mente das pessoas com menos esforço.

Dois bons exemplos são a Coca-Cola e a Red Bull. Ao pedir para alguém pensar em um refrigerante de rótulo vermelho ou um energético azul e descolado, é provável que as duas marcas sejam trazidas à tona rapidamente. Outros elementos de comunicação, como propagandas e ações especiais, também são definidos pelo estilo e lembrados com facilidade.

Como resultado, o posicionamento de mercado se torna maior e melhor, o que contribui para um desempenho diferenciado.

Então, já que a identidade visual é tão importante, ela precisa ser trabalhada corretamente. Ao final, seu negócio será o grande beneficiado e poderá crescer com robustez.

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