Se a Revolução Industrial ajudou a criar as bases do mundo em que vivemos hoje, o impacto da Revolução Tecnológica promete sacudir essa estrutura. Tecnologia e marketing deram as mãos para criar um novo ambiente de interação social e têm modificado tudo ao nosso redor.
O que essa junção trouxe de novo para os negócios? O uso de novas tecnologias tem desafiado profissionais de marketing a inovar em suas estratégias, como também tem demandado deles a aquisição de uma nova inteligência. Vejamos como essa história tem se desenrolado!
Tecnologia e marketing unidos
Comumente, o que é apresentado como curiosidade logo tem seu potencial compreendido e se torna um meio de se fazer negócio. Foi assim com a realidade virtual, que nos mostrou a construção de mundos possíveis no ambiente digital. Logo, o marketing entendeu que poderia usá-la como ferramenta de aprendizado, de criação de consciência e projeção de estilos de vida de clientes, entre outras aplicações.
Da mesma forma, o processo de tomada de decisão foi revolucionado com o uso do Big Data. Em posse de grande volume de dados, já é possível interpretar a individualidade do cidadão. Com uma análise preditiva a partir dessa leitura, empresas entregam ao consumidor exatamente o que ele quer, da maneira mais adequada, na hora mais conveniente; uma revolução na história do marketing.
Impacto no conteúdo
A proliferação de informações no ambiente digital e a quebra de linearidade no seu consumo desafiaram o marketing a modificar a forma de interação com os consumidores.
A produção de conteúdo próprio, de alta relevância, tem sido considerada uma estratégia de primeira hora por corporações de todos os segmentos. Produzir conteúdos diversificados e impactantes e disponibilizá-los significa abrir as portas do negócio para clientes a partir do conhecimento gerado.
De meros compradores, os clientes passam a entender sobre os produtos, pois são nutridos constantemente com informações. Isso gera consciência, afeto e, talvez, o mais importante: recomendação. O consumidor é incorporado na força de venda do negócio a partir do contato com esses conteúdos. É o chamado marketing de recomendação.
O encontro de tecnologia e marketing reconfigura constantemente relações de consumo. Em termos estratégicos, resultados esperados pelo departamento de marketing só serão conseguidos ao considerar a experiência do cliente como uma espécie de indicador de performance. É a ativação da rede por meio de conteúdos relevantes que influencia as decisões dos compradores.
Nova postura profissional
Criar cenários não significa prever o futuro, mas projetar situações de rupturas, entender seus impactos e estar preparado para eles. Este é o sinal de alerta que profissionais de marketing devem ter sempre ligados para se adaptarem ao que a tecnologia trouxer.
Nesse ambiente modificado pela tecnologia, um novo vocabulário é incorporado ao mundo profissional. Palavras e siglas como KPI, big data, algoritmo, remarketing sugerem novas práticas e conhecimentos. O mercado demandará profissionais cada vez mais conscientes e treinados para captar as mudanças do mercado e saber lidar com seus impactos.
Você se sentiu desafiado? Está pensativo? Queremos saber sua opinião sobre tecnologia e marketing! Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.