Branding: saiba como melhorar a gestão e os resultados

Se você trabalha com marketing, certamente já ouviu falar em branding, não é mesmo? Podendo ser traduzido para o português como gestão de marcas, o branding nada mais é do que o posicionamento que uma empresa adota perante os seus públicos, por meio de ações e estratégias que façam a promoção da marca.

Fortalecer a marca significa, por meio da divulgação da cultura e das diretrizes organizacionais, transformar a forma como a empresa é vista pelas pessoas em algo positivo, algo que transmita bons sentimentos e o compromisso de oferecer bons produtos e serviços.

Para que você saiba como desenvolver uma estratégia de branding que traga muitos resultados positivos para a sua empresa, nós elaboramos uma série de dicas. Confira, a seguir!

Utilize as redes sociais a favor da marca

Na contemporaneidade, boa parte dos relacionamentos ocorre nas plataformas digitais — principalmente em redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o Twitter, entre outras. Tais mídias têm um papel fundamental na vida das pessoas, que as utilizam, tanto para obter informação e para trocas pessoais quanto para conversas e interação com seus amigos.

Dentro desse contexto, as suas redes sociais não devem servir como mera ferramenta para divulgar conteúdo publicitário, mas também mensagens institucionais, atividades interativas, entre outros tipos de posts que façam com que as pessoas vejam sua marca com bons olhos. Além disso, responder os comentários com agilidade, prestatividade e educação também contam pontos para a reputação da empresa.

Adote estratégias de marketing de conteúdo

Assim como as redes sociais, o marketing de conteúdo também pode ser utilizado como uma estratégia de branding. A ideia é que a sua empresa tenha um blog e apresente informações interessantes e que possam ser úteis para solucionar problemas do seu público.

Se você é gerente de marketing de um supermercado, por exemplo, pode ter um blog que fale sobre dicas de limpeza do lar, cuidados com a alimentação, a importância de produtos de qualidade para ter boa saúde, entre outras questões que envolvam a cultura da empresa e os produtos que você vende — sem falar diretamente deles, em um primeiro momento.

Tenha uma cultura organizacional

Para uma estratégia de branding, independentemente se feita na internet ou em ambientes físicos, é importante que a empresa tenha uma cultura organizacional. Ou seja, é preciso ter bem definidas as suas diretrizes como a missão, a visão e os valores, colocando-os sempre em prática e não os ter como um objeto de adorno, em um quadro escrito nos corredores da organização.

O branding se pratica de dentro pra fora. Para que as pessoas percebam a qualidade dos serviços oferecidos ou o sentimento de confiança que uma marca quer passar, é preciso que os colaboradores comprem essa ideia e que todos, desde os funcionários mais simples até a alta cúpula administrativa, conheçam os objetivos e a cultura da empresa.

Feito isso, as estratégias de branding poderão ser realmente transparentes e eficazes, trazendo bons resultados para o seu negócio.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o branding e como melhorar a gestão e os resultados com essa metodologia, basta colocar em prática o aprendizado.

Para saber mais sobre assuntos relacionados ao marketing, assine a nossa newsletter! Assim, todas essas informações interessantes serão sempre enviadas ao seu e-mail.

Como lidar com um orçamento de marketing restrito?
5 campanhas de marketing bem-sucedidas para você se inspirar

Deixe um comentário