Inovação, estratégia e criatividade são as palavras-chave para criar conexão e empatia com o público. A partir disso, grandes ideias podem ser elaboradas e resultarem em um conteúdo publicitário marcante e inesquecível.
Para que você se inspire neste tipo de trabalho e pense em novos caminhos de divulgação para sua empresa, listamos aqui 5 campanhas de marketing bem-sucedidas. Com certeza, você vai se lembrar de todas elas!
1. Vivo – Eduardo e Mônica
Com foco no Dia dos Namorados, a Vivo resolveu celebrar a data usando um dos casais mais famosos do Brasil: Eduardo e Mônica, que também formam o título de uma das canções mais famosas da banda Legião Urbana.
Com quatro minutos de duração, a campanha toma forma em um clipe que conta a jornada dos dois namorados. Devido à grande proporção tomada, o vídeo passou a ser veiculado em cinemas. E, em uma ação integrada, perfis simbólicos dos personagens foram criados no Facebook para postagem de fotos dos bastidores da gravação.
2. Nissan – Pôneis Malditos
Em uma das campanhas mais premiadas e comentadas dos últimos anos, a Nissan fez história com seus “Pôneis Malditos”. Com uma música pegajosa e fácil de decorar, o público se sentiu provocado e a propaganda viralizou no país.
Para quem não sabe, o intuito da campanha era incomodar a concorrência — que tem cavalos como símbolo. A versão do vídeo para internet teve mais de 1 milhão de visualizações em pouco tempo, e não há como negar que a música permanece na cabeça de muita gente até hoje.
3. Mc Donald’s, Bob’s e Ovomaltine
Esta foi uma batalha épica entre grandes empresas. Em 2016, o Mc Donald’s anunciou que passaria a comercializar o famoso milk shake feito com Ovomaltine, antes um sucesso de vendas do concorrente Bob’s. O anúncio movimentou as redes sociais e engajou inclusive outras marcas a participarem da briga.
O Bob’s não perdeu tempo e revidou afirmando que, apesar de o nome do ingrediente especial ter passado por direito ao Mc Donald’s, a receita original ainda permaneceria à venda na empresa. O assunto rendeu e mexeu bastante com a cabeça dos consumidores e fãs de fast-food.
4. CNA – Speaking Exchange
Com o objetivo de incentivar a prática da língua inglesa, a escola CNA investiu seus esforços em uma campanha de marketing digital voltada para ação social. Com o uso de chamadas de vídeo, estudantes do idioma começaram a se comunicar com idosos de um asilo norte-americano.
Nem é preciso dizer o quanto a campanha mexeu com o lado emocional do público. Além de permitir que os alunos praticassem a língua, também fez com que eles se aproximassem de pessoas que gostam de conversar e precisavam de uma companhia alegre.
5. Itaú – Sem papel
Há algum tempo, o vídeo de um bebê chamado Micah viralizou no YouTube. Foram mais de 34 milhões de visualizações do vídeo, em que o pequeno gargalha enquanto o pai rasga uma folha de papel.
O banco Itaú, então, pegou o vídeo original, mudou digitalmente a roupa do bebê para deixá-la conforme as cores da marca e fez dele o carro-chefe de sua campanha sustentável. O incentivo principal aos clientes era para que cancelassem o recebimento de extratos via Correios e começassem a utilizar o recurso online.
Qual dessas campanhas de marketing bem-sucedidas é a sua favorita e por quê? Deixe um comentário abaixo e conte sua opinião!