As campanhas de conscientização são eventos caracterizados por serem sazonais e mais pontuais, ou seja, tratam de um determinado tema por certo período e, logo após, são finalizadas. Elas são muito importantes para melhorar a imagem social da empresa e gerar mais engajamento no público ao qual se destinam.
Em um cenário com tantas empresas, a responsabilidade social se torna um diferencial para os clientes que, além de um bom produto, querem saber o que seu negócio pode agregar à sociedade como um todo. Isso faz com que você aumente a boa reputação e visibilidade, fortalecendo sua marca.
Quer saber mais sobre as campanhas de conscientização? Continue lendo este post e aproveite essa ideia!
Confira o que são as campanhas de conscientização
Iniciativas que consistem em movimentos em prol de determinada causa. Elas servem para alertar a sociedade sobre certo tema relevante e podem ser compostas por uma série de ações preventivas ou não. Algumas empresas baseiam-se em questões, como o suicídio, o câncer de mama etc.
Durante a campanha, podem ser aplicados diversos recursos, como forma de distinguir e marcar presença. Há empresas que fazem camisetas com logotipo específico, como o famoso lacinho do Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama, por exemplo. Outras oferecem descontos em determinados produtos relacionados ao tema, fornecem atendimento médico gratuito e muitas outras ações.
É possível que seja uma campanha específica de certa empresa ou uma causa com adesão de diversas organizações. É o caso do Setembro Amarelo, que busca conscientizar as pessoas sobre a depressão e o suicídio.
Saiba como essas atividades podem beneficiar as empresas participantes
Com o advento da internet, o comportamento do consumidor mudou bastante. Assim, com um mercado cada vez mais antenado e competitivo, manter uma imagem sólida é algo que importa mais. Portanto, aderir a campanhas, além de contribuir para o bem-estar social, é uma forma de melhorar a imagem da empresa e fazer com que os clientes associem a marca a uma atitude responsável e louvável.
O marketing social, como é conhecido, consiste em fazer com que sua empresa ganhe destaque, tanto com os clientes quanto com a sociedade como um todo. Algumas companhias ganham destaque pelo seu engajamento com determinadas causas. Existem marcas de cosméticos, por exemplo, que são conhecidas por sua atitude “cruelty free”, além da preocupação com a sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.
Dessa forma, mesmo quem não consome seus produtos têm nela uma referência quando o assunto é a preservação ambiental. Mostrar-se como uma empresa amiga da natureza fortalece seu nome, sua imagem e aumenta o potencial para a adesão de novos clientes. Especialmente aqueles que simpatizam com a causa em questão.
Descubra como atuar em campanhas de conscientização
Não é necessário que você crie sua própria campanha ou direcione seus recursos para a busca de causas inovadoras. A maneira mais comum de aderir às campanhas de conscientização e, consequentemente, melhorar seu marketing social é por meio do patrocínio de causas relevantes e projetos sociais.
Dessa forma, não é necessário que seu negócio faça parte direta das ações. Você pode apenas participar com patrocínio e/ou apoio. Muitas ONGs utilizam marcas de empresas para gerar credibilidade e segurança mútuas. A organização acaba sendo reconhecida e ganha maior aderência. Em paralelo, a empresa melhora sua imagem social.
Muitas marcas realizam essas ações por meio da venda de produtos específicos, cujo percentual ou, até mesmo, a integralidade do valor (por dado período) seja revertida para uma causa social escolhida. O produto pode até vir com a marca da instituição a ser ajudada ou um logotipo que represente a parceria. O Importante é unir a causa à empresa.
Aproveite as redes sociais para divulgar todos os detalhes da campanha, orientações e mensagens úteis. Não deixe de publicar, ao longo do ano, os resultados das ações. Dar um feedback gera segurança e credibilidade. A ideia é criar a possibilidade de transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.
Entenda como escolher uma causa e aplicar o marketing social relacionado às campanhas
Embora os benefícios de aderir às campanhas de conscientização sejam muitos, é necessário que você escolha uma causa que esteja de acordo com os valores da sua empresa. Apostar em uma estratégia errada pode causar um sentimento de falsidade e possível revolta por parte dos consumidores. Isso talvez provoque o efeito inverso.
Nesse sentido, contratar um profissional especializado é fundamental. Somente ele poderá ajudar você a adotar a abordagem correta. Um bom exemplo são as empresas que produzem lápis, mas investem em reflorestamento.
Em um primeiro momento pode parecer irônico que uma empresa que desmata abrace causas ambientais. No entanto, com a abordagem correta, é possível passar a imagem de uma marca que se preocupa em ser sustentável tornando algo que era uma obrigação passa a ser um diferencial. Tenha em mente, ainda, o objetivo que pretende alcançar com a campanha e se a causa abraçada é compatível com seu público-alvo.
Além disso, profissionais de marketing conhecem os meios de divulgar sua campanha de modo orgânico e assertivo, com conteúdos relevantes. Há várias técnicas a serem utilizadas em sua campanha para maximizar os resultados. A televisão, a internet e o rádio são ótimas formas de chegar ao máximo possível de pessoas. Portanto, invista na divulgação!
Não se esqueça que a atitude começa de dentro para fora
Por mais interessante que seja a sua proposta, é fundamental que os funcionários e toda a equipe da empresa estejam igualmente engajados com a causa. Promova treinamentos, visitas e outras ações que possibilitem a conscientização dos colaboradores.
A atitude das pessoas que compõem o seu negócio é muito importante. Eles precisam estar cientes da causa que foi abraçada e compreender todos os aspectos para que possam aderir a ela também. Por isso, não se esqueça de promover a campanha internamente com amplitude.
É possível destacar campanhas muito bem-sucedidas, como a feita pela Pedigree, marca de produtos para animais que estimula a adoção. Outra empresa altamente engajada é a Dove, marca de cosméticos que luta pela valorização da diversidade e autoestima
Campanhas sazonais, como o Outubro Rosa, reúnem muitos adeptos. A Hope, marca de lingerie, é uma das mais conhecidas. Existe até mesmo uma linha de produtos que costuma ser lançada durante esse mês. Contrate um bom profissional, abrace sua causa e seja atuante!
Investir em campanhas de conscientização é uma forma de gerar visibilidade, engajamento e fortalecer sua imagem em longo prazo. Para isso, defina a causa mais alinhada com os valores da sua empresa e trace uma boa estratégia.
Pronto para ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor? Entre em contato conosco e descubra como melhorar a imagem da sua empresa!