Diagnóstico de marketing: onde e como devo alocar o meu budget?

A palavra diagnóstico é rapidamente relacionada ao âmbito médico. Porém, no campo do marketing, o significado não se distancia tanto das pesquisas relacionadas à saúde geral: o diagnóstico de marketing é como uma avaliação completa da situação da empresa.

Isso é muito importante para identificar as oportunidades de negócio, mas também os possíveis problemas e desacertos que precisariam ser sanados, de modo que não afetem negativamente o negócio.

Que pontos fracos e fortes no marketing podem ser trabalhados na sua empresa? Como fazer o estudo para conseguir um adequado diagnóstico de marketing? Como alocar o seu budget? Responderemos essas perguntas nesse post! Então, continue a leitura e fique por dentro desse assunto.

O que é o diagnóstico de marketing?

Como já deve ter ficado claro, trata-se de uma análise completa sobre a empresa — o que foi construído ao longo do tempo, onde se pretende chegar e se o caminho tomado é o ideal para alcançar aquele objetivo. É uma forma muito importante de reconhecer sua marca, entendendo seu posicionamento no mercado e quais suas principais diferenças dos demais concorrentes.

Isso porque o diagnóstico de marketing fornece informações valiosas sobre o mercado e sobre o investimento nas ações de comunicação, por exemplo, que precisam ser mensuradas.

Para alinhar os objetivos e direcionar os caminhos da empresa, é fundamental ter um planejamento estratégico. É ele que permite a comunicação mais adequada e pode ser elaborado com a ajuda do diagnóstico de marketing.

Como fazer esse diagnóstico?

O diagnóstico de marketing ajudará você a perceber como a empresa é vista pelo público, e pode ser feito desde o momento da atração dos clientes em potencial até a conversão destes. Para isso, são necessárias pesquisas de mercado, pesquisas de satisfação com o público, análise SWOT, entre outros pontos, a fim de que o diagnóstico se mostre realmente como um raio X do negócio.

Os erros, os problemas, o que não foi tão efetivo, tudo isso precisa vir à tona. Afinal, o que importa no resultado é ter em mãos a verdade nua e crua sobre o seu negócio. É com esses elementos que será feito o trabalho. O processo pode ser realizado por meio de sistemas mais lúdicos, especialmente quando feito com os clientes, diferentemente de análises exaustivas como as que acontecem nas reuniões.

O diagnóstico de marketing pode ser iniciado antes das abordagens com o prospect, qualificando-o, ou seja, identificando se é um bom perfil ou não para ser um comprador daquilo que a sua empresa oferece no mercado. Essas hipóteses podem ser confirmadas quando a conexão com o cliente realmente existir. A ideia é que o cliente sinta urgência na solução que a sua empresa traz.

Como colocar o orçamento de marketing de forma correta no diagnóstico?

O investimento deve ser feito abrangendo a identificação do mercado competitivo, uma análise do plano de marketing atual (caso tenha), a geração e demanda de novos clientes e uma avaliação do potencial das atividades de marketing futuras.

Uma agência pode auxiliar bastante a sua empresa no processo de diagnóstico de marketing. Afinal, contará com a experiência para a aferição das métricas adequadas para desenvolver pesquisas e estratégias eficientes, lado a lado com a sua equipe. Além disso, a visão externa traz outros pontos de vista que poderiam ser pouco notados por seus colaboradores internos.

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