Marketing 4.0: entendendo o novo comportamento do consumidor
O marketing 4.0 foi um conceito desenvolvido por Philip Kotler e serve como uma evolução dos modelos apresentados anteriormente (1.0, 2.0 e 3.0). Inclusive, é fundamental conhecê-los para que essa nova abordagem possa ser compreendida.

O marketing 1.0 surgiu na Revolução Industrial e veio para atender um mercado consumidor ainda em construção. O marketing 2.0 acompanhou o desenvolvimento de mídias como a televisão e passou a acompanhar uma realidade de mais concorrência e capacidade de escolha do público.

O marketing 3.0, elaborado por Kotler junto a outros autores, surgiu no começo dos anos 2000 e tem como base a compra justificada pelo valor agregado, incluindo o custo-benefício e a qualidade da experiência proporcionada.

E o marketing 4.0, para que serve? É o que você vai descobrir nos tópicos apresentados abaixo. Continue a leitura e confira!

Quais são as características do marketing 4.0?

O marketing 4.0 tem como base algumas mudanças do mercado, que influenciaram o comportamento do consumidor como a facilidade de encontrar informações nos mecanismos de busca, a consolidação das redes sociais como uma forma de marketing de relacionamento e a facilidade existente para prestar serviços hoje em dia — o que aumentou consideravelmente a concorrência.

Além disso, levou em consideração os sentimentos do consumidor e a realidade cotidiana dele, em especial quanto ao seguintes pontos:

  • consumidor com menos tempo para comprar;
  • consumidor acostumado com a agilidade da internet;
  • consumidor mais consciente das suas escolhas;
  • variação emocional do consumidor;
  • marketing multicanal;
  • integração do marketing tradicional com o digital;
  • interação acentuada entre marca e público;
  • capacidade maior de analisar dados;
  • advento do marketing mobile.

Como implementar o marketing 4.0?

O marketing 4.0 é desafiador de ser implementado por apresentar a constante necessidade de entender o comportamento do consumidor e encontrar um jeito de mexer com as emoções dele.

Fazer isso demanda o constante acompanhamento das mudanças recorrentes que ocorrem no marketing digital e também na construção contínua de um processo de vendas de excelência.

Empresas que pretendem implementar o marketing 4.0 devem, acima de tudo, focar em soluções que resolvam no menor tempo possível a dor do cliente e que tenham produtos e serviços mais humanizados. Atualmente, o cliente não enxerga mais a compra como uma mera troca de dinheiro por determinado item.

A relação mais humanizada impacta a percepção do público e serve como um forte argumento para favorecer a tomada de decisão positiva, impactando nos resultados gerais da empresa.

Como o marketing 4.0 atua a favor da imagem da sua empresa?

O marketing 4.0 se caracteriza pelo fortalecimento da imagem de uma marca, especialmente no que diz respeito à presença online dela. Por isso, é importante utilizar diversas ferramentas como redes sociais, marketing de conteúdo, e-mail marketing e outras que levem em consideração um público altamente conectado.

No entanto, somente estar presentes nesses canais não é o suficiente, afinal o marketing 4.0 se caracteriza pela capacidade de engajar o público, gerando altas taxas de conversão.

Para usar o marketing 4.0 a favor da imagem da sua empresa é preciso realizar um constante mapeamento dos interesses do público e incorporar rapidamente as novas tendências na estratégia (para sair na frente dos concorrentes).

É essencial também acompanhar os movimentos de mercado e monitorar frequentemente as métricas para entender os resultados e realizar as devidas melhorias a partir dos dados obtidos.

O marketing 4.0 é mais do que um conceito teórico: é um conjunto de ferramentas capaz de revolucionar uma estratégia e permitir o alcance dos objetivos almejados com mais facilidade. Utilizá-lo na sua empresa significa contar com uma vantagem competitiva e adquirir mais capacidade de encantar os clientes.

Que tal aprender mais ainda sobre marketing digital? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este diretamente na sua caixa de e-mails!

Powered by Rock Convert
Saiba como fazer uma Análise SWOT com eficiência e estratégia
Apresentamos 4 grandes motivos para investir em automação de vendas

Deixe uma resposta