Micro-momentos: um novo modo de alcançar o seu consumidor

A tão falada jornada do consumidor vem sofrendo diversas mudanças nos últimos tempos, em especial pelo surgimento de novas tendências no marketing digital. Os micro-momentos exemplificam bem essa realidade, pois representam um novo modo de alcançar o cliente.

Podemos defini-los na sua essência como a fragmentação de momentos-chave na jornada de compra, influenciados especialmente pelo uso do mobile. Afinal, essa é uma tecnologia de fácil acesso e que pode ser utilizada a todo momento. 

Sendo assim, o acesso do usuário a produtos que ele deseja se amplia, o que torna necessário que as empresas mudem o seu posicionamento para aproveitar cada um desses micro-momentos.

A seguir, listamos alguns tópicos que explicam mais sobre o tema. Pronto para dominar esse assunto? Então, acompanhe conosco!

Tomada de decisão

Uma das grandes influências que os micro-momentos trazem ao consumidor é em relação à tomada de decisão. Hoje, por mais que o processo de pesquisa seja válido e altamente recomendado, a tendência é que a decisão por realizar uma compra ou não demande um tempo menor.

Isso ocorre exatamente porque todos os processos envolvidos fragmentam-se em momentos menores e que acontecem muito rapidamente. Para facilitar a compreensão disso, basta que você se lembre de alguma compra que fez pelo celular em poucos cliques logo após tê-lo visto.

Posicionamento digital

Atualmente, falar em um posicionamento digital bem-construído passa pela capacidade de estar presente em diversos cenários, apresentando-se de forma mais ampla e personalizada ao seu público-alvo.

Os micro-momentos cruzam com essa necessidade, já que compreendê-los facilita o entendimento de quais ações de marketing digital devem ser realizadas para melhorar os resultados da empresa.

Assim, torna-se possível aparecer nos momentos mais adequados e ter condições de influenciar o consumidor a realizar uma compra.

Aproximação com o cliente

Os micro-momentos, quando bem-trabalhados, trazem à tona uma aproximação com o cliente. Como a interação é uma etapa essencial para gerar engajamento, estar diante de uma possibilidade de aproximação é uma chance que não pode ser desperdiçada.

Esse é o primeiro passo para gerar algo de imenso valor: o relacionamento de longo prazo. Ficar perto do cliente permitirá alcançar o engajamento necessário para que ele se torne um consumidor fiel e até mesmo seja um defensor da sua marca.

Soluções personalizadas

Levando em conta que os micro-momentos reduzem o tempo de decisão e, muitas vezes, se tornam “instantes de impulso”, é preciso ter em mente o desenvolvimento de soluções mais personalizadas.

A explicação para isso é simples: esse tipo de solução é mais difícil  de ser encontrado. Estudar o comportamento do consumidor, criar essas soluções e entender como e quando divulgá-las permitirão tirar imenso proveito dessa situação.

Se você encontrar algo que deseja muito e tem a possibilidade de fechar a compra em poucos cliques, é grande a tendência de você fazer isso naquela mesma hora. Esse é um exemplo de micro-momento de alto engajamento e capacidade de conversão.

Cabe dizer que os micro-momentos variam conforme a realidade encontrada, já que a forma de atuação e as preferências do público variam conforme o nicho. Portanto, a elaboração de uma estratégia de marketing consistente fará toda a diferença nesse cenário e ajudará no alcance dos resultados almejados.

Certamente você aprendeu muito com essas dicas. Então, permita que outras pessoas também tenham acesso a elas. Compartilhe o post nas suas redes sociais!

Saiba por onde tornar a sua comunicação muito mais estratégica
Afinal, como melhorar o ambiente de trabalho e o clima da empresa?

Deixe uma resposta