Na prática! Prepare a empresa para incorporar o vendarketing

Como você já deve saber, o vendarketing consiste na união entre os setores de vendas e marketing. Embora tenha um grande potencial, muitos empreendimentos não sabem como fazer essa implementação.

Isso porque o preparo da empresa é determinante para que seja possível alcançar bons resultados. Sem as adaptações necessárias, o fluxo de trabalho é prejudicado e as oportunidades acabam perdidas.

Para potencializar os impactos positivos, veja, a seguir, como preparar a empresa para adotar o vendarketing!

Eduque as equipes para a mudança

O alinhamento entre os setores é um dos componentes mais importantes para o sucesso, pois as duas áreas têm que conversar e buscar os mesmos objetivos. Do contrário, é muito mais difícil atingir a integração.

Diante dessa mudança, é oportuno levantar os desafios dos dois segmentos e fazer com que tais pontos fiquem bem claros. Se o setor comercial tem dificuldades para realizar uma venda consultiva, o marketing deve saber disso para procurar obter as informações corretas para ajudá-lo, por exemplo.

Antes de mais nada, eduque os times para que eles entendam o papel da colaboração e compreendam como cada setor se posiciona. Assim, é mais fácil consolidar um bom fluxo de trabalho.

Estabeleça os SLAs adequados

Os acordos de vendarketing têm que ser firmados e registrados para que não haja dúvidas. A parte burocrática exige, principalmente, que sejam estabelecidos acordos de nível de serviço — também conhecidos como SLAs.

Esses acordos determinam qual é o desempenho mínimo que é esperado pelas partes ao longo de um período. É o caso de definir o número de leads “quentes” que o marketing deve passar para o time comercial. Para o time de vendas, o SLA inclui a demora máxima até entrar em contato com um lead repassado, por exemplo.

Faça as mudanças necessárias nos processos

Além de incluir os SLAs, é fundamental executar algumas mudanças nos processos internos. Pode ser preciso adotar um CRM, uma ferramenta de automação ou outra integração tecnológica para democratizar o acesso às informações.

Além disso, talvez também seja o caso de criar campanhas diferentes, estabelecer novos scripts de vendas e assim por diante. Tudo depende da empresa, do público e dos objetivos. De qualquer forma, toda mudança tem que ser comunicada e acertada entre as partes para gerar impactos positivos.

Fortaleça o papel das lideranças

Para conduzir essas transformações, os líderes têm uma função especial. Eles precisam auxiliar os times a contornar os desafios, orientar sobre as principais mudanças e facilitar a integração.

Nesse momento, as lideranças precisam ser fortalecidas para que possam atender a essas exigências. Líderes inspiradores e que atuam de forma motivadora são muito importantes para a conquista de resultados.

Realize reuniões e otimizações constantes

Assim que as mudanças forem colocadas em prática, é indispensável acompanhar o desempenho das novas ações. Isso significa que pode ser necessário executar algumas reuniões para que as lideranças e os integrantes das equipes deem seu feedback.

Ao somar essa integração às análises de métricas e indicadores, será possível identificar a possibilidade ou a necessidade de melhorias. Assim, será mais fácil realizar as adaptações necessárias para otimizar a atuação.

Para aproveitar todos os benefícios da estratégia de vendarketing, é fundamental que a implementação seja bem-sucedida. Com as orientações que apresentamos, você conseguirá fazer as transformações necessárias para alcançar bons resultados!

Quer se atualizar mais? Assine a nossa newsletter e receba os nossos posts mais recentes em sua caixa de entrada!

7 grandes tendências de comunicação visual para empresas
Anunciar em TV ainda vale a pena na era digital? Descubra aqui!

Deixe uma resposta