A publicidade — principalmente a digital — é uma ferramenta essencial atualmente, capaz de impulsionar qualquer negócio e alcançar um público mais amplo, dentro do perfil de consumidor que se almeja atingir. Para tirar o máximo proveito dela, contudo, é muito importante contar com o auxílio de uma boa agência de publicidade.
Existem hoje diferentes agências atuando no cenário nacional, cada uma oferecendo algum diferencial relevante que a faça se sobressair das outras. Com tantas opções, como escolher uma boa agência?
Se você também tem essa dúvida, não se preocupe! Neste post, daremos 6 dicas práticas para escolher uma agência de publicidade em Campinas. Continue lendo e garanta a sua escolha!
1. Verifique os cases da agência
Nossa primeira dica é observar o portfólio de cases de cada agência. Esses cases de sucesso são importantes porque revelam se elas têm métodos eficientes e clientes satisfeitos.
Convém, inclusive, fazer uma avaliação dos processos que envolveram as suas resoluções de problemas, analisando ainda os resultados conquistados. Talvez, você enfrente problemas parecidos aos de algum cliente antigo da agência, e necessite de soluções semelhantes.
2. Confira a sua reputação no mercado
Também é fundamental conferir a reputação e os valores defendidos pelas agências. Os princípios éticos são diferenciais relevantes, pois indicam qual é o nível de seriedade e honestidade da empresa — isso nem sempre é tão fácil de identificar, mas é possível.
Problemas sérios que envolvam uma agência de publicidade em Campinas tendem a cair nas mídias digitais e no ambiente on-line, em geral. Então, dando uma lida rápida em comentários nas redes sociais ou em blogs e sites específicos, já é possível descobrir se ela anda com processos pendentes na Justiça, por exemplo, ou se tem ficha limpa e é bem falada no mercado. Quando uma empresa desenvolve um bom trabalho, até os seus concorrentes reconhecem seu valor.
Informe-se ainda com outros gestores, pois o que se diz de boca em boca também é válido. Investigue com parceiros e profissionais da área de publicidade os métodos de trabalho das agências — se elas cumprem os prazos, se são comprometidas com o público, se oferecem serviços de boa qualidade etc.
3. Observe se a agência tem certificações
Esse ponto é essencial de ser confirmado. Certificações são selos que comprovam a qualidade do trabalho que uma agência desenvolve, revelando se ela tem uma preocupação sincera com a assimilação de conhecimentos e a atualização dos seus profissionais quanto a técnicas, conceitos e plataformas mais recentes.
Alguns exemplos de certificados importantes são os da Google, Hubspot, Partner, Bing Ads e Facebook.
4. Confira todos os serviços que ela oferece
Antes de escolher a sua agência de publicidade em Campinas, conheça bem todos os serviços que ela oferece e confirme se eles conseguirão atender às necessidades específicas da sua empresa.
Defina previamente as suas metas de negócio e convoque a equipe de marketing e vendas para determinar quais medidas poderão ser exploradas para alcançar os seus objetivos, conforme o planejamento de marketing. Assim, na hora de fazer a sua escolha, tudo será mais fácil.
Lembre-se: uma agência de publicidade precisa ter conhecimentos atualizados sobre o mercado, os processos e, principalmente, sobre o público. E, considerando que, no ambiente virtual, as coisas mudam ainda mais rapidamente, sempre aparecem novas ferramentas e técnicas que podem ser valiosas para impulsionar vendas.
Consequentemente, assim será possível investir com segurança em novas estratégias de promoção — como anúncios em mídia display, social media e consultoria SEO —, obtendo maior destaque entre os concorrentes e fazendo com que a sua decisão valha, realmente, a pena.
5. Dê prioridade a uma agência que ofereça um bom atendimento
Um bom atendimento pode ser um fator decisivo no êxito da estratégia traçada. Afinal, ele se responsabilizará por compreender aquilo que o seu negócio efetivamente precisa. A partir dessa interpretação, será possível passar a orientação à equipe de criação, para que seja elaborada uma estratégia que atenda, de fato, às suas necessidades.
Além disso, um bom atendimento é capaz de tirar quaisquer dúvidas que você tenha e resolver pequenos problemas eventuais. Isso significa que será mantido um contato constante entre a sua empresa e a agência de publicidade. A manutenção desse bom relacionamento garante que as decisões tomadas serão mesmo cumpridas e, se no decurso do projeto ocorrerem irregularidades, os profissionais estão preparados para corrigi-las em conjunto com o cliente.
Se for possível, é recomendado até visitar a agência que você deseja contratar e conhecer os seus funcionários. Tente, também, agendar reuniões para analisar como os processos internos acontecem e como se efetiva o atendimento aos clientes. Essa é uma boa maneira de verificar de qual modo você será ajudado se optar por essa parceria.
6. Analise o seu custo-benefício e as regras de contrato
Na maior parte das empresas, o orçamento de marketing não é muito abrangente. Isso significa que é preciso investi-lo com moderação, e depois de um bom planejamento. Além disso, existem agências de publicidade em Campinas que cobram preços bem mais baixos que outras, mas tudo dependerá da quantidade de serviços contratados.
O preço, portanto, é mesmo um fator importante — mas não o único. Como já falamos, é fundamental que a agência escolhida seja bem reputada e ofereça um bom atendimento.
Priorize, acima de tudo, o custo-benefício: confira se os valores cobrados realmente compensam, considerando os serviços que ela pode lhe oferecer. Veja como se dá a forma de contratação, se existe apenas um tipo de contrato ou se há possibilidades de contratar serviços separados. Desse modo, a sua empresa poderá investir com mais segurança, sabendo que escolheu a agência ideal.
Confira todas as regras contratuais e veja se ela poderá trabalhar em todas as campanhas publicitárias ou somente em campanhas específicas. Confira, ainda, o tempo de duração do contrato. Os resultados em marketing podem não ser tão imediatos, por isso, é importante saber o prazo mínimo dado pela agência para que esses resultados apareçam.
Enfim, como se vê, é muito importante saber escolher uma boa agência de publicidade em Campinas. E, considerando tudo o que vimos até aqui, uma empresa que oferece serviços de excelência é a Digipaper. Atuamos em programas corporativos para diferentes clientes multinacionais, envolvendo materiais físicos ou virtuais, CRMs, ações para programas de qualidade de vida e de reconhecimento.
Então, se você gostou desta leitura e quer tirar alguma dúvida ou conferir melhor os serviços que a Digipaper oferece, entre em contato conosco!