Investir em design de embalagens consiste em fatores estéticos, mas também trabalhar a divulgação da marca no mercado. Muito além de atender às funções de transporte e proteção dos produtos, as embalagens devem ser entendidas como ferramentas que poderão promover incríveis resultados para a empresa, como o aumento da competitividade no mercado e o incremento de vendas.
Já parou para repensar o design das embalagens de seus produtos? O que isso pode trazer de bom? Separamos algumas boas razões que justificam esse aumento das vendas de um produto, se a marca tiver um bom design de embalagens. Entenda melhor fazendo a leitura deste post!
A embalagem é um diferencial e posiciona a marca
Uma boa embalagem não deve ser entendida apenas pela beleza. Os projetos de design de embalagem concentram-se na funcionalidade, praticidade, personalidade, apresentação e segurança do produto. Algo muito além dos padrões estéticos. É essa união de elementos que faz com que um produto tenha um diferencial forte no mercado.
A embalagem funciona como uma ferramenta de branding, que ajuda diretamente no posicionamento da marca no mercado. Ela deve ser pensada tanto para a exposição do produto como para o fortalecimento da relação cliente-empresa.
Ela chama a atenção do cliente
Dificilmente um consumidor não é atraído por um produto quando a sua embalagem chama a atenção. Ele pode nem conhecer a marca, mas, se o produto tiver uma boa embalagem, é possível que ele pare alguns minutos para prestar atenção no que ela apresenta.
As reformulações de embalagens podem não só chamar a atenção do cliente, como atraí-lo eficazmente para a compra. E, assim, aumentar a visibilidade com a saída do produto.
Um bom exemplo de modernização é com os rótulos da linha de mostardas Berna. Para serem percebidos como uma marca de qualidade, a empresa modernizou seus rótulos e ganhou visibilidade entre os clientes em potencial.
Faz com que o cliente associe qualidade ao produto
Embalagens de qualidade ruim ou sem o devido cuidado com o design podem transmitir a imagem de descuido e baixa qualidade dos produtos de determinada empresa.
O consumidor não separa a embalagem do produto, entende tudo como “poluição visual” e afasta a ideia de consumi-lo. Portanto, se a marca não cuida desse aspecto é como se não cuidasse do seu interior também.
Uma embalagem não condizente com o produto não corresponderá às expectativas do consumidor. É um ponto importante, especialmente para novas marcas e linhas de produtos.
Pode viabilizar a fidelização
O design é um dos principais responsáveis por agregar valor à marca, adequando os produtos às demandas de mercado. Esses valores podem ser emocionais, mas é essa conexão que gera reflexos práticos, como a fidelização da clientela. Toda inovação positiva tem grande chance de ser percebida como valor.
Veja o exemplo da Coca-Cola: uma das marcas mais tradicionais em seu segmento e que não deixa de inovar constantemente em suas embalagens. É impossível não lembrar das latinhas com nomes que fizeram sucesso nas redes sociais. Afinal, todo mundo queria uma lata com o seu nome e publicava online, gerando um grande engajamento e divulgação.
Para que as estratégias das embalagens funcionem e os resultados sejam mais eficazes, é fundamental a contratação de uma empresa especializada na criação de embalagens. Design não é um serviço de luxo e apresenta ótima relação custo-benefício se bem incorporado à empresa. Portanto, invista no sucesso da sua marca com a ajuda do adequado design de embalagens.
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