O que é um CRM? Saiba como usar para o relacionamento com o cliente

Você sabe o que é um CRM? Essa é a sigla para “Customer Relationship Management” — em português: gestão de relacionamento com o cliente. O termo é utilizado para descrever uma série de práticas, estratégias gerenciais e de negócios, tecnologia e elementos logísticos, os quais têm como foco principal o cliente.

O CRM pode ser usado por empresas de qualquer porte e facilita o gerenciamento das informações, bem como amplia a capacidade de análise do mercado e também dos procedimentos internos. Esses fatores facilitam a mensuração de resultados, a retenção de clientes e a construção de um relacionamento sólido.

Para que você conheça mais sobre o que é um CRM, listamos alguns benefícios desse importante recurso corporativo. Confira!

Maior controle das informações

A organização das informações é fundamental para ter um bom relacionamento com o cliente. O CRM é um aliado bastante útil nessa jornada pela sua ampla capacidade de reunir milhares de informações em um mesmo lugar, de forma sistematizada e com fácil acesso.

Com isso, a comunicação, tanto interna quanto externa, se torna mais eficiente, já que o compartilhamento de dados traz uma amplitude maior sobre o que está acontecendo. Não há crescimento empresarial e processo interativo bem feitos sem que exista esse tipo de controle.

Fidelização do cliente

Um dos maiores benefícios de se usar um CRM é obter uma satisfação maior do cliente. Isso contribui de forma significativa para o processo de fidelização. A explicação para esse fato é que, ao sistematizar e organizar a venda dos seus produtos, a relação comercial é aprimorada e benéfica para ambas as partes.

Por meio do CRM, também é possível melhorar os serviços oferecidos. Com as informações obtidas, os problemas são resolvidos de forma mais completa. E quando você soluciona demandas e apresenta soluções, a tendência é o cliente ter mais confiança em você e se manter fidelizado.

Aumento das vendas

O tópico anterior já nos fala um pouco sobre como o CRM organiza e facilita o processo de vendas. E como essa facilidade se estende também ao cliente, quanto mais fácil e melhor for a sua jornada, mais compras ele fará.

Além disso, a ferramenta também traz informações sobre o histórico de vendas, incluindo aqui o ticket médio e as preferências dos clientes. Dessa maneira, é possível estudar o comportamento deles e abordá-los de forma mais completa, principalmente, oferecendo produtos complementares aos que já foram adquiridos.

Diferencial competitivo

Para quem busca ter um diferencial competitivo, o CRM se apresenta como uma ótima ferramenta. Conceitos como organização, aumento de vendas, melhoria da comunicação já foram citados e fazem parte do contexto que explica esse fator.

Podemos citar ainda a otimização da gestão empresarial, ponto crucial para a manutenção/aumento dos resultados e para a melhoria da performance.

Integração com outras ferramentas

Agora que você já sabe o que é um CRM, lembre-se que é sempre importante usar a tecnologia para ampliar ações cotidianas. Um bom exemplo disso, é a integração do CRM com ferramentas que fazem envio de e-mails. Quando esse tipo de processo é automatizado, ganha-se em produtividade e também se reforça o poder da estratégia.

Para quem procura algo mais completo, é possível também fazer integração com ferramentas de automação do marketing digital. Dessa forma, dados e estratégias trabalham juntos e tornam as ações mais eficazes.

Falando em marketing digital, como está a sua estratégia nesse sentido? Que tal contar com ajuda especializada para torná-la ainda melhor? Basta entrar em contato conosco, será um prazer ajudar você a alavancar esse projeto!

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