Marketing online e offline: como melhorar o alinhamento estratégico

Investir no marketing online e offline é algo que costuma gerar dúvida na cabeça de muitos gestores. Devido à ascensão do meio digital e sua predominância nos últimos anos, alguns acreditam que investindo apenas no ambiente virtual alcançarão os resultados que querem. Outros têm uma visão mais equilibrada, entendendo que ambas as estratégias podem ser usadas para desdobramentos mais satisfatórios e efetivos.

Independentemente de qual seja sua opinião, é importante entender que o alinhamento estratégico pode gerar resultados incríveis. Neste post, explicaremos como fazer isso da maneira correta. Confira!

O que é marketing online e qual sua importância?

Com a transformação digital, a vida passou a ser cada vez mais integrada ao ambiente virtual. Hoje as pessoas leem notícias, fazem compras, interagem umas com as outras e até passeiam com tours virtuais por cidades de outras partes do planeta. Essa constante conexão com o mundo cibernético, abriu um campo incrível para o marketing, mas, ao mesmo tempo, muito desafiador.

Incrível porque as empresas nunca estiveram tão próximas das pessoas e desafiador porque, agora, o consumidor está mais bem informado e com um leque maior de opções e ofertas à sua frente. Além do mais, as tecnologias mudam rapidamente e é preciso estar atento a cada lançamento importante que acontece nesse meio e que pode ser usado em uma estratégia de marketing digital.

Nesse contexto, é certo que o posicionamento de empresas e seus produtos e serviços no meio online veio para ficar. O crescimento exponencial apresentado a cada ano é uma prova disso e não há indícios de que vá parar. Contudo, nem todas as pessoas têm tanta facilidade com o meio ou disponibilidade para o ambiente virtual e, por isso, é importante não abrir mão de recursos mais tradicionais. Continue lendo e entenda.

Ainda é preciso utilizar o marketing offline?

No marketing online é possível usar as redes sociais, blog posts e anúncios pagos em portais de notícias e sites de busca, além de muitas outras formas de abordar seu público de forma mais interativa e envolvente que no formato offline.

Ainda assim, conforme adiantamos no tópico anterior, nem todas as pessoas conseguem utilizar os recursos digitais tão bem, seja por uma questão de idade ou de contexto econômico e social. E obviamente você não precisa excluí-las das suas estratégias de marketing.

Até mesmo os mais jovens e os mais inteirados com esse ambiente podem ter o costume de ler revistas e jornais impressos ou estar em locais nos quais um outdoor chame a atenção desse público.

São muitas as variáveis a se considerar antes de dizer que o marketing offline é dispensável. Vá com calma!

Como alinhar marketing online e offline?

Posto de maneira prática, para conseguir alinhar sua estratégia de marketing online e offilne, você deve considerar alguns passos:

  1. não existe marketing, seja online ou offline, sem planejamento; comece da maneira certa;
  2. conheça seu público, inclusive se for mais de um perfil específico e entenda seus hábitos para melhor direcionar suas ações;
  3. tenha em mente que um mesmo grupo de pessoas pode utilizar tanto mídias online quanto offline;
  4. por mais diverso que seja o público, sua empresa é uma só; mensagens discrepantes não são boas para seu branding.

Alinhar o marketing online e offline não é tão complicado, mas certamente exige uma boa dose de conhecimento, planejamento e estratégia. Entenda bem o contexto no qual sua empresa está inserida e desenvolva uma campanha assertiva para ambos os meios.

Se você gostou de saber mais sobre marketing online e offline e como alinhá-los para obter os melhores resultados, deixe seu comentário. Conte-nos como tem sido lidar com essas ferramentas!

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