Aprenda agora como fazer um plano de marketing

Para oferecer ótimos resultados, o investimento em marketing precisa ser muito bem planejado. Isso requer atenção, conhecimento e estratégia, de modo que as melhores oportunidades sejam encontradas. Por causa disso, o plano de marketing é indispensável.

O recurso é uma análise feita pela empresa com todos os fatores que influenciam a sua presença no mercado. Quanto mais conhecimento há, mais fácil é entender como cada estratégia de marketing se encaixa.

Para saber como elaborar o seu, continue lendo e veja dicas imperdíveis!

Diagnostique o cenário atual

A melhor forma de compreender para qual ponto o empreendimento deve seguir é reconhecer onde ele está no momento. Por causa disso, realize um diagnóstico completo em relação ao cenário atual.

Identifique, por exemplo, quais são os resultados de vendas e de lucratividade da empresa, bem como a posição junto ao público. Use os dados do mercado, também, para entender o posicionamento em relação aos concorrentes.

E, por falar nisso, avalie o que a concorrência está fazendo e o que falta em seu negócio. Assim, é possível ter uma visão clara do que tem que ser mudado, se é possível aumentar as vendas e outros pontos relacionados.

Defina os objetivos

Depois de definir onde o estabelecimento está, o próximo passo da elaboração do plano de marketing é estabelecer objetivos. Eles devem ser desafiadores, possíveis, claros e simples. Não se esqueça, ainda, de torná-los quantificáveis para favorecer o acompanhamento.

Pense, por exemplo, se a ideia é aumentar 20% das vendas em 6 meses ou se a intenção é gerar um tráfego 50% maior para o site da empresa em um ano. Não defina objetivos demais, mas aponte os principais problemas e oportunidades do negócio para aproveitar ao máximo a abordagem.

Crie uma persona

Também é fundamental conhecer o público-alvo, já que toda mensagem bem-sucedida deve ter o destinatário certo. Para orientar as ações de marketing, o plano deve conter uma persona.

Ela é uma representação semifictícia das pessoas ligadas ao seu negócio, como clientes e possíveis oportunidades. Faça um estudo com as informações pessoais, demográficas e de consumo do público. A partir disso, crie a persona e use-a para orientar todas as produções e ações.

Elabore estratégias em um cronograma

Na sequência, o plano de marketing deve dispor quais serão as estratégias, online e offline, a serem utilizadas. Quem opta pelo marketing digital precisa se preocupar com abordagens como inbound marketing e presença nas redes sociais.

Já o marketing offline exige outras estratégias, como materiais promocionais de alta qualidade e publicidades específicas. Também há a alternativa institucional, que pode misturar ambas as abordagens, bem como possibilidades variadas.

Escolha o que fizer sentido para o público, para a situação e para os objetivos. Ao adicionar um período de implementação, o cronograma ficará completo e será mais fácil de ser seguido.

Avalie e otimize o desempenho

O planejamento não garante, por si só, que tudo sairá conforme o esperado ou trará os resultados ideais. Muita coisa pode mudar entre a ideia e a execução, por isso, é tão importante ficar de olho nos efeitos consolidados.

No plano, inclua as métricas que serão acompanhadas, como número de leads gerados, flutuação das vendas, engajamento, alcance e assim por diante. Defina valores de interesse e, a partir dos desvios, encontre o que funcionou e o que não.

Depois dessa análise, basta utilizar as informações rumo à otimização. Com as mudanças controladas e justificadas do planejamento será possível obter resultados muito melhores.

Ao executar essas dicas, você terá um plano de marketing estruturado, robusto e pronto para oferecer ótimos efeitos. Considere o roteiro para fazer uma elaboração mais completa e de alta qualidade!

Tem alguma dúvida a respeito desse aspecto tão importante para os resultados? Conte nos comentários e não deixe de participar!

Como alcançar o sucesso da marca por meio do marketing institucional?
O que é um CRM? Saiba como usar para o relacionamento com o cliente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *