Qual é a relação entre sustentabilidade e marketing?

Sustentabilidade é um tema que tem chamado a atenção do consumidor e tem sido abordado com bastante foco entre grandes marcas. A razão disso são as exigências do cliente atual, preocupado com a situação do planeta e do futuro do meio ambiente.

O fato é que ele está mais consciente e leva em consideração a aquisição de produtos “ecoeficientes” e serviços de maior qualidade. A partir daí, podemos pensar na relação bastante próxima entre marketing e sustentabilidade.

Neste post, você entenderá mais sobre a implementação das ações de marketing sustentável e seus impactos diante dos consumidores. Além disso, verá algumas marcas que inovaram ao apostar nessa ideia. Confira!

Como aliar marketing e sustentabilidade?

O marketing sustentável atua diretamente na concepção e na produção de um produto. Alguns fatores devem ser muito bem estudados, como a responsabilidade social, a proteção ambiental e a segurança dos funcionários. Aos processos de fabricação, é interessante integrar máximas como: o controle da poluição, a reutilização dos resíduos e a reciclagem.

Desafios

Os desafios das mudanças estão nos custos altos da implementação da “onda verde”. Para criar impacto positivo e relações mais fortes com os clientes, é preciso começar com objetivos mensuráveis, equilibrando o orçamento da empresa.

As práticas devem ser incentivadas pelo gestor, influenciando desde a equipe e seus processos internos — como uma mudança de dentro para fora. É necessário priorizar a sustentabilidade como parte integrante da cultura e da filosofia da empresa, engajando o público interno. Ela deve ser entendida como uma estratégia de negócios.

É necessário, além de tudo, oferecer verdade ao consumidor nas ações de marketing que promovem tais mudanças. Afinal de contas, ele está cada vez mais bem informado e pode entendê-las somente como estratégias de fachada para aumentar as vendas da empresa.

Ações

É fundamental fazer um planejamento antes de dar qualquer passo. Nesse sentido, considere o custo do produto/serviço e o custo da ação de sustentabilidade, bem como a margem de lucro.

Prefira embalagens recicláveis e matérias-primas com selo de responsabilidade socioambiental. Em seu ponto de venda, use equipamentos com baixo consumo de energia e faça o uso inteligente dos insumos para obter melhor relação custo x benefício.

Efeitos

Como dissemos no início do post, esse assunto vem chamando a atenção das pessoas. É tanto que existem clientes que se dispõem a pagar um preço maior pelos produtos e serviços que incluem o aspecto de sustentabilidade.

Para eles, a compra funciona como uma ação em benefício do meio ambiente, pois é como se estivessem ajudando diretamente. Vale destacar que essa prática também é ótima para gerar fidelização.

Quais marcas trabalham a sustentabilidade em sua comunicação?

Há vários exemplos de empresas que passaram a apostar na ideia sustentável em suas ações de mercado. Vale a pena destacar o Pão de Açúcar como uma marca que investe no varejo sustentável, com um rico trabalho em marketing e educação dos seus clientes. A rede esclarece seus pontos de sustentabilidade e, assim, demonstra seus critérios.

Outro destaque é a Unilever Brasil, que tem como meta investir em tecnologias que criem uma cadeia sustentável, mapeando todas as áreas da companhia a fim de descobrir o que ainda poderia ser feito. A marca acredita que pequenas ações podem ser multiplicadas por bilhões de pessoas na busca de um futuro melhor — e esse é o foco de uma de suas campanhas.

Marketing e sustentabilidade precisam estar conectados. O marketing sustentável agrega valor à imagem e à reputação da marca diante dos seus clientes em potencial e também da concorrência. Ele funcionará como a base do sucesso e do crescimento da organização, que será movida pela manutenção de um planeta mais saudável.

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