Como interpretar o cálculo do ROI de marketing para ações futuras?

Você sabe se as suas campanhas geram resultados positivos para a empresa? Qual delas são mais lucrativas? Qual pode ser substituída sem causar grandes perdas? Essas perguntas podem ser respondidas com o cálculo do ROI de marketing.

Esse indicador é fundamental para otimizar as ações da área e garantir que as estratégias seguintes tenham um desempenho cada vez melhor. Entretanto, é necessário compreender como calcular e interpretar seu valor.

Pensando nisso, ao longo deste artigo, abordamos as principais informações sobre o ROI de marketing e indicamos como utilizar essa métrica em ações futuras da sua organização. Boa leitura!

O que é o ROI de marketing?

O termo ROI significa “Return over Investment” (Retorno sobre o Investimento, em tradução livre). Ele representa uma métrica usada para avaliar o quanto de valor financeiro foi gerado ou perdido por um investimento da empresa.

No caso do ROI de marketing, a métrica indica apenas os retornos dessa área. Ou seja, são mensurados os ganhos ou perdas de campanhas de comunicação, canais e estratégias de relacionamento.

A métrica é importante para determinar quais ações são mais eficientes e, assim, oferecem clara vantagem para o negócio. Além disso, ela é fundamental para otimizar os investimentos feitos e garantir retornos crescentes para a área de marketing, até mesmo, quando o orçamento é limitado.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI é relativamente simples, basta realizar a seguinte fórmula para uma ação específica de marketing:

  • ROI: ((Receita – Custo)/Custo) x 100.

O resultado será o percentual de ganho ou prejuízo gerado. Por “receita” entenda-se todos os ganhos trazidos diretamente pela ação realizada. Os gastos, por sua vez, são os valores investidos na mesma.

Esse cálculo pode ser usado para avaliar a performance de cada ação específica, tais como as relacionadas à campanha de e-mail marketing, compra de anúncios, canais de atuação etc.

Como usar a métrica em ações futuras?

É altamente recomendável empregar o ROI para se assegurar que as próximas decisões sejam tomadas de modo mais acertado. Confira.

Escolha de canais e estratégias

O uso mais óbvio da métrica se dá na escolha dos canais e estratégias da área. Com os números definidos, fica mais fácil identificar quais ações estão trazendo maior retorno e, portanto, devem ser priorizadas, e quais devem ser modificadas ou eliminadas do plano de marketing.

Eliminação de desperdícios

Se as estratégias e investimentos que geram prejuízos são eliminados, os desperdícios do marketing também o são. Com isso, a área passa a gerar mais valor para a organização, concentrando tempo e dinheiro nas ações corretas.

Otimização do processo decisório

A partir do histórico dessa e outras métricas, o processo de tomada de decisões se torna mais preciso. Essas informações ajudam a otimizar a performance da equipe de colaboradores, aprimorando, também, o desenho de estratégias.

Análise da eficiência do time

O valor de retorno das campanhas pode ser comparado com o de outras empresas e, inclusive, entre os próprios membros do time. Quando mais de um funcionário é responsável por um mesmo segmento ou canal, é possível avaliar qual deles traz maior retorno para a empresa.

Replicação de sucesso

Outra forma de usar o ROI de marketing consiste em replicar os casos de sucesso. Quando uma ação gera um retorno maior que o esperado, é indicado buscar os motivos para esse resultado, a fim de replicá-los em outras estratégias, aumentando as chances de que o retorno seja melhor também nas demais frentes.

Essas são as principais formas de usar o ROI para otimizar suas ações futuras e garantir melhores resultados para a área de marketing da empresa. Vale lembrar que essa métrica pode ser usada com outros indicadores para aumentar a eficiência das decisões.

Você já faz o cálculo do ROI de marketing no seu negócio? Deixe um comentário no post e conte se você considera que essa métrica pode ajudar sua organização a obter melhores resultados!

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