Buzz marketing: aumente rapidamente seu reconhecimento de marca

Na busca por melhores resultados para a marca, muitos gestores se focam em algumas estratégias. O problema é que, nesse processo, deixam outras de lado, as quais poderiam oferecer um retorno ainda maior. Como é o caso do buzz marketing.

Capaz de auxiliar na conquista de autoridade de marca e no aumento de reconhecimento, o buzz marketing é uma possibilidade muito vantajosa que merece ser mais bem explorada. 

Na sequência, descubra o que mais importa sobre o buzz marketing e veja como utilizá-lo.

O que é buzz marketing?

Fazer com que as pessoas reconheçam e, principalmente, falem de uma marca é um dos componentes do sucesso. Pautar o assunto do público indica boa presença e posicionamento de mercado, então é um objetivo interessante para ser alcançado.

O buzz marketing se baseia exatamente nessa proposta. Ele é o conjunto das técnicas que dão projeção para a sua marca e que fazem com que as pessoas falem sobre ela. Trata-se de um processo que inclui engajamento e movimentação para chamar a atenção. Não é exatamente um boca a boca (que é baseado nas indicações), mas envolve a comunicação entre as pessoas.

Ele também se diferencia do marketing viral, o qual busca o aumento exponencial de alcance. O grande objetivo de gerar buzz, por outro lado, é fomentar o debate.

Quais são os benefícios da estratégia?

Utilizar essas técnicas, como visto, ajuda a melhorar o reconhecimento da sua marca e a fortalecer o posicionamento no mercado. Em um cenário com muitos competidores, por exemplo, “estar na boca do povo” é um jeito de criar oportunidades. Quando bem utilizado, tem potencial para gerar novas vendas.

Além disso, a aplicação correta dessa ferramenta é essencial para compor valor agregado. Quando a marca ou os produtos se tornam o centro das discussões, há um retorno muito positivo sobre o que é oferecido pela empresa.

Dependendo das abordagens, também é uma forma de fortalecer a fidelização e de garantir a aproximação com o mercado de interesse.

Como aplicar essa estratégia?

O segredo para o buzz marketing de sucesso é fugir do senso comum. Utilizar as boas práticas que todo mundo adota não é a melhor alternativa, porque isso não estimula o debate.

Em vez disso, pense em mexer com as emoções. Tratar de assuntos sensíveis ou mesmo considerados tabus, por exemplo, é um jeito de causar algum tipo de choque e de promover diálogos.

Também é possível disparar outros gatilhos mentais, como ao realizar ações incomuns de marketing de guerrilha ou de gerar impacto no público. Um vídeo com uma campanha publicitária inovadora ou com um desfecho surpreendente pode colocar a sua marca no centro das discussões.

Por incrível que pareça, manter segredo também é um meio de explorar essa técnica. Deixar as pessoas curiosas e fazer com que elas confiram aspectos específicos da sua marca é um jeito de melhorar os resultados. Um bom exemplo está em produções de TV, como séries que não revelam suas histórias de forma linear. Isso gera discussões de fãs, várias teorias e um aumento da audiência.

O buzz marketing é um ótimo modo de colocar a sua marca em evidência e de melhorar o reconhecimento. Ao usar a tática corretamente, o seu negócio só tem a ganhar com a exposição.

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