As ações de marketing B2B são, por natureza, muito diferentes das B2C. Ao falar com o cliente final, você pode utilizar várias técnicas, como despertar o desejo e até estimular a compra por impulso. No contato, com as empresas é preciso pensar de maneira ampla.
Os gestores e tomadores de decisão normalmente passam por um longo período de consideração. Eles buscam a melhor solução para um problema ou necessidade do empreendimento, então, isso deve ser levado em conta. Com a mudança na atuação é possível fazer com que o público certo se engaje com a marca e se aproxime da compra.
Quer descobrir como agir? Veja 4 dicas de marketing B2B e entenda como obter o sucesso nas suas abordagens.
1. Elabore um bom planejamento estratégico
Para conquistar êxito com o marketing, qualquer que seja o tipo, é essencial ter uma análise adequada e um bom planejamento. Somente desse jeito é possível entender quais são as melhores ações e o que fazer para chegar aos resultados.
Como o assunto é a abordagem B2B, defina, por exemplo, quais são os objetivos, como o aumento da geração de contatos ou de conversão. Estabeleça, em seguida, as estratégias e um cronograma de atuação. Por fim, não deixe de incluir métricas de acompanhamento. São elas que dirão o que tem dado certo e o que precisa ser modificado.
2. Compartilhe conhecimento e soluções
Para atingir os responsáveis pelas decisões do jeito correto, o marketing B2B pode incluir o investimento no conteúdo rico e direcionado. Em vez de ter uma abordagem que é meramente comercial, invista em compartilhar soluções, desafios e conhecimento.
Primeiramente, é uma forma de se consolidar como autoridade e como influência. Além disso, ajuda a agregar valor à marca e chama a atenção dos gestores — afinal, eles buscam soluções. Com a geração de leads a partir desses elementos, é possível trabalhá-los até a venda.
3. Use as redes sociais adequadas
As redes sociais são mais que fontes de comunicação. Elas também possibilitam a realização de vários negócios e o marketing B2B tem que aproveitar isso. No entanto, é preciso selecionar com cuidado os meios escolhidos.
Opções como Instagram e YouTube são boas alternativas para gerar aumento de reconhecimento e promoção de conteúdo. Por outro lado, é no LinkedIn que estão os principais profissionais. Portanto, dar máxima atenção a essa rede e explorar o seu potencial é indispensável para obter os contatos necessários de empresas que podem se tornar clientes.
4. Inclua os eventos em sua estratégia
Saindo do ambiente virtual, uma ótima oportunidade de marketing B2B consiste na realização ou participação em eventos do segmento. Ter um estande em uma feira de negócios, por exemplo, maximiza a exposição e favorece a consolidação de contatos.
Dependendo do caso, a sua empresa pode ser a organizadora de encontros, feiras, apresentações, workshops ou do que for conveniente. Assim, há um reforço na questão da autoridade de marca, além da melhoria na geração de novos negócios e oportunidades.
O marketing B2B exige alguns cuidados especiais para que os gestores sejam alcançados da forma certa. Com essas orientações, o seu time comercial terá novas possibilidades para trabalhar.
Quais são as suas dúvidas ou dificuldades sobre essa estratégia? Diga nos comentários e participe!