Quais são os 5 erros mais comuns em uma apresentação corporativa?

Como garantir uma apresentação corporativa de sucesso? Você está trabalhando há tempo em um projeto, dedicando horas extras e todo o seu esforço para fazê-lo funcionar, mas é hora de mostrar para os seus chefes e colegas de trabalho como ele tem ido. Será que conseguirá se sair bem?

Falar em público é um desafio por si só, mas montar uma apresentação institucional de sucesso vai exigir não apenas essa superação. Construir um bom trabalho, com bons slides e informações, é o que o ajudará a influenciar os tomadores de decisão e determinará o quão bem-sucedido você foi em passar as ideias do seu projeto.

Muitos erros comuns podem se colocar na frente de uma apresentação corporativa de sucesso. Conheça os principais deles e veja como evitá-los!

1. Não seguir um roteiro de apresentação

Você sabe o que é um roteiro de apresentação? O roteiro é uma série de pontos que serão abordados pelo apresentador. Ele delineia os temas que serão mencionados, além de indicar que tópicos são prioritários.

O roteiro deve ser o primeiro passo da sua criação. Por meio dele, você conseguirá não esquecer nenhum dado importante e fazer uma apresentação corporativa que vai direto ao ponto e é efetiva.

2. Repetir informações com frequência

Embora as informações sejam muito importantes para que uma apresentação corporativa consiga convencer os gestores, repetir dados com muita frequência vai prejudicar a comunicação. Isso pode passar a impressão de que você não está atento ao que fala e, consequentemente, não está tão preparado para apresentar as suas ideias.

Fique atento para não girar em círculos em torno de um mesmo dado e só mencione informações necessárias, para que o interlocutor entenda a sua apresentação de produto.

3. Ler os slides em voz alta

Um problema clássico de apresentações corporativas é ter texto demais nos slides: esse excesso de informação faz com que quem assiste a apresentação perca o foco no que está sendo dito e passe a se concentrar exclusivamente no texto.

Nos últimos anos, a maioria das pessoas já percebeu o quanto esse excesso de informação pode prejudicar, e passou a fazer slides mais enxutos. Nasceu aí outro problema.

Ler os slides em voz alta é tão comprometedor quanto enchê-los de texto. A ideia é que um slide seja um norte para quem está apresentando uma ideia, lembrando de pontos-chave do roteiro. Se as informações estiverem todas no slide, os seus chefes podem sair da apresentação achando que ela deveria ter sido substituída por um relatório.

4. Estourar o tempo da apresentação

Ao marcar uma apresentação, você terá que ter uma duração em mente. Trinta minutos é o tempo médio de uma apresentação corporativa, mas em alguns casos especiais, um apresentador pode conseguir uma hora para expor as suas ideias.

É muito importante ater-se ao tempo reservado para a reunião. Ocupar mais do que ele mostrará desorganização da sua parte e pode atrapalhar a agenda dos colegas de trabalho.

5. Criar uma apresentação pouco envolvente

O maior pecado nas apresentações corporativas, porém, ainda é criar roteiros pouco envolventes. Se aquele assunto do qual você está falando não parecer interessante, não importa quantas informações úteis para a empresa a sua apresentação tem. Elas não serão absorvidas da maneira adequada.

Para ter sucesso, portanto, utilize o storytelling. Essa tática se baseia em “contar histórias” para atrair o foco e a atenção do público. Utilize exemplos, cases e situações adaptadas da vida real para chamar atenção para o tópico da sua apresentação e conquistar o seu interlocutor.

Para que corra tudo bem com a sua apresentação corporativa, não basta ficar atento aos erros que mencionamos aqui. Se prepare, confira o material com antecedência e não fique nervoso na hora H. Quanto mais bem pensada é a sua explanação, maiores são as chances de você conseguir os resultados almejados.

E aí, gostou de conhecer estes erros comuns em uma apresentação corporativa? Siga a Digipaper nas redes sociais e não perca nenhuma postagem do nosso blog. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Confira 5 dicas essenciais de como divulgar uma empresa em Campinas
Saiba como atrair clientes para o seu negócio em Campinas