BRINDE SUSTENTÁVEL É CRIADO SOB ENCOMENDA PARA UNILEVER

Material reciclável de freezers se transforma em matéria prima em oficina social

A Digipaper, especialista na criação e customização de soluções estratégicas de marketing, desenvolveu especialmente para a Unilever um brinde de final de ano que agregou materiais e atitudes sustentáveis.

A matéria-prima: poliuretano reciclável, um dos materiais descartados no final da vida útil dos freezers Kibon. O material foi desenvolvido pela empresa Policert durante três anos, antes de chegar a placa final, que nas mãos da Digipaper se transformou em um cestinho de lixo. O brinde, juntamente com produtos Unilever, formaram um kit de final de ano para presentear alguns parceiros da empresa.

“Quando fomos chamados pela Unilever para desenvolver um brinde com o material criado pela Policert, nos vimos diante da oportunidade de elaborar algo sustentável do começo ao fim do projeto”, relembra Cristiane Oliveira, diretora da Digipaper.

O poliuretano (PU) demora vários anos para se decompor no  meio ambiente e esta é a primeira vez que o material é reciclado, atendendo uma das metas da Unilever de reutilizar e/ou reciclar partes e componentes dos equipamentos ao final de sua vida útil. O conceito do lixinho surgiu por ser algo útil, simples e forte, para suportar quatro quilos de produtos da Unilever que fazem parte do kit.

“O desenvolvimento de uma nova tecnologia para a reciclagem do poliuretano usado nas conservadoras Kibon foi mais um marco de sustentabilidade para a Unilever Brasil em 2012, fazendo com que, a partir de agora, 100% dos componentes e partes usadas em nossos freezers Kibon possam ser reutilizados ou reciclados”, explica Juliana Nunes, diretora de comunicação corporativa e sustentabilidade da Unilever. “Há anos temos a prática de estabelecer parcerias para desenvolver processos de reciclagem, incorporando os novos produtos em nossos processos. Como exemplo, temos diversos objetos feitos com placas de tubos de creme dental, como brindes, cestos de lixo nos escritórios, moveis, etc.”

Depois de algum tempo e muitos protótipos, a equipe formada pela Digipaper e Policert chegou ao formato final, que foi então destinado ao Armazém das Oficinas, uma parceria entre a Associação Cornélia Vlieg e o Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”, criada para atender a necessidade de trabalho da população de baixa renda que apresenta quadros de vulnerabilidade social e não tem oportunidade de inserção no mercado formal de trabalho.

“A equipe do Armazém foi fantástica. Sempre inserimos as oficinas sociais nas montagens de nossas soluções, pois acreditamos que podemos contribuir com a geração de riqueza e inclusão social desta forma”, orgulha-se Cristiane.

O último desafio era o tempo. Para montar os 1800 kits necessários em apenas 24 dias, o Armazém das Oficinas contou com 16 pessoas trabalhando diariamente. A Digipaper, como gestora do projeto, não apenas forneceu todo o material, como também treinou a equipe, que cumpriu a risca o prazo de entrega.

A sustentabilidade foi pensada pela Digipaper e seus parceiros do começo ao final do processo. Até as caixas que continham os produtos Unilever foram utilizadas para organização dos materiais nas oficinas de trabalho do próprio Armazém.

Sobre a Digipaper

Empresa com 18 anos de atuação, especializada em soluções estratégicas para execução de ações de marketing  institucional, de relacionamento e de produtos e serviços. Sediada no Swiss Park Office, em Campinas, a Digipaper privilegia ações com cunho social e ambientamente responsáveis, mantendo parceria com entidades de Campinas e região para execução de seus projetos. Entre seus clientes estão multinacionais de diferentes segmentos em todo o Brasil e no exterior.

Sobre a Unilever

Uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, com operações em mais de 180 países, a Unilever completou em 2012 83 anos de atuação no Brasil. Presente em 100% dos lares brasileiros, seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. Todos os dias 2 bilhões de pessoas usam ao menos um produto da Unilever em algum lugar do mundo.

São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidade e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Fofo, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras.

Atualmente, a Unilever conta com nove fábricas e seis escritórios nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Por ano, a Unilever lança cerca de 60 novos produtos e é líder de mercado em 10 das 13 categorias em que atua.

Com mais de 13 mil funcionários, a Unilever Brasil encerrou o ano de 2011 com um faturamento bruto de R$ 12,1 bilhões – o que a mantém como a segunda maior operação da companhia no mundo – atrás somente dos Estados Unidos. Além disso, é a segunda maior anunciante do país, com investimentos de R$ 2,6 bilhões em propaganda, também em 2011.

Janeiro/2013

Informações Digipaper:
ÁGATACOM
Andrea Vargas – 19 3291.0038 / 19 9605.4065
andrea.vargas@agatacom.com

Informações Unilever:
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Ana Domingues – ana.domingues@inpresspni.com.br
Barbara Crivelaro – barbara.crivelaro@inpresspni.com.br
Tel.: 55.11-3323-3788/ 1572

AINDA DÁ TEMPO DE INVESTIR EM BRINDES DE FINAL DE ANO

Deixe uma resposta